Equipe do Viva Saúde faz apresentação da proposta para Prefeitura de Nova Mamoré
O Projeto Viva Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, vem desenvolvendo ações na região. No dia 31 de março de 2024, foi realizada reunião da equipe do Projeto Viva Saúde: Educação em Saúde, Saúde Preventiva e Vigilância Epidemiológica na Fonteira na Prefeitura de Nova Mamoré. A equipe se reuniu com o gabinete da Prefeitura para apresentação do projeto e das ações previstas em vistas da participação do município.
Em fase de implantação da primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) Escola da Região Norte, o Projeto Viva Saúde atuará nas áreas de Educação em Saúde, Saúde Preventiva e Vigilância Epidemiológica na Fronteira, com foco especial nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Considera as sedes municipais e os distritos, comunidades, vilas, terras indígenas e outras áreas que contemplem os territórios municipais. Nesse sentido, a equipe tem buscado apresentar detalhadamente o projeto para a gestão de cada município, garantindo escuta às demandas da comunidade local e o envolvimento dos diversos atores sociais em saúde.
Participaram da reunião os representantes da Prefeitura Municipal de Nova Mamoré, tendo a presença do Vice-Prefeito Sergio Bermonde e da Secretária Interina de Saúde, Denise Marques de Azevedo, além de representantes das unidades de saúde disponíveis no município. Os objetivos da reunião foram apresentar o projeto e as ações previstas para serem realizadas na localidade de Nova Mamoré, mapear as demandas indicadas pelo próprio município para o planejamento de novas atividades e ações e, desse modo, garantir a adesão e a participação do município no projeto.
O Vice-Prefeito de Nova Mamoré, Sérgio Bermonde, manifestou-se dizendo: “nosso município se alegra muito do compromisso que o IFRO mantém com nossa população, em especial com os jovens atendidos nos seus cursos profissionalizantes, garantindo formação e empregos para uma parcela importante da população local. Agora, nos atende também na colaboração com as ações de saúde, educação em saúde e prevenção. Sabemos que o campus está localizado no município vizinho, por isso, ficamos ainda mais felizes de sermos sempre contemplados e inseridos com sua atuação na região”.
Também a Secretária Interina de Saúde, Denise Marques de Azevedo, elogiou a iniciativa e indicou a importância local da oferta de cursos profissionalizantes e de formação continuada para os profissionais em saúde, o que garante o aprimoramento das ações em saúde em toda a região do Vale do Guaporé.
O Projeto Viva Saúde é um dos macroprojetos conduzidos pelo IFRO que demonstram o compromisso institucional com a comunidade. De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023-2027), o Campus Guajará-Mirim atende os arranjos produtivos locais nas áreas de serviços, saúde e tecnologia, dessa forma, a realização do Projeto Viva Saúde se apresenta como a materialização dos compromissos institucionais assumidos com a comunidade.
O Viva Saúde: Educação em Saúde, Saúde Preventiva e Vigilância Epidemiológica na Fronteira é financiado por meio de emenda parlamentar concedida peo gabinete do Senador Confúcio Moura.
Redes Sociais