Campus Guajará-Mirim reúne servidores em Encontro Pedagógico

Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 12h24 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 12h24 | Acessos: 199997

Encontro Pedagógico Guajará 3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, realizou o Encontro Pedagógico 2020/1: “Inovação e Inclusão na escola”, nos dias 3 e 4 de fevereiro.

A formação continuada dos professores iniciou com a saudação de boas-vindas ao semestre letivo pela Diretora-Geral do Campus Guajará-Mirim, Elaine Oliveira Costa de Carvalho, e pela Diretora de Ensino, Cícera Alexsandra Costa dos Santos.

No dia 03/02, o tema foi “A aprendizagem centrada no estudante”, com apresentação de práticas de metodologias ativas. O mediador foi o professor do Campus Porto Velho Calama, Antônio dos Santos Júnior. E no dia 04/02, o debate envolveu “A educação inclusiva na escola” e o “Programa de educação emocional do IFRO”, com mediação da Coordenadora de Educação Inclusiva da Pró-Reitoria de Ensino (CEI/PROEN/IFRO), Claudete Marques das Neves.

As atividades reuniram os servidores no miniauditório do Campus Guajará-Mirim. Para a professora Marcela dos Santos Lima os temas discutidos ofertaram aos participantes a oportunidade de vivenciar a capacitação em diferentes assuntos relacionados à educação. “Como membro do projeto no Campus Guajará-Mirim, foi uma oportunidade ímpar para pensar nos novos desafios e construção de estratégias para diferentes questões que enfrentamos cotidianamente no ambiente escolar, sendo este também um ambiente social, avaliou a docente, mostrando que o evento também trouxe esclarecimentos sobre o Programa de Educação Emocional implantado pelo IFRO.

“A formação sobre as metodologias ativas proporcionou reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem. Permitiu-nos, ainda, repensar o ato pedagógico e centrar a aprendizagem nos aprendizes, exigindo do professor a reconsideração das práticas pedagógicas em detrimento aos modos tradicionais de ensino. Desse modo, foi possível inserir atividades baseadas nas metodologias ativas já nas primeiras aulas e tornar a retomada do ano letivo mais dinâmico”, destacou o professor Wesley Borges Costa.

• Encontro_Pedagógico_-_Guajará_1
  • Encontro_Pedagógico_-_Guajará_2