Campus Guajará-Mirim faz visita gerencial à RESEX Rio Pacaás Novos

Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 08h59 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 08h59 | Acessos: 167279

Resex Pacaas Novos

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Guajará-Mirim, teve representantes em visita gerencial à Reserva Extrativista (RESEX) Estadual Rio Pacaás Novos, que ocorreu durante os dias 27 e 30 de janeiro. A organização foi do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP) do Campus Guajará-Mirim com objetivo de conhecer a realidade da comunidade residente, seus arranjos e biodiversidade da RESEX, prospectando futuras ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão a serem promovidas pelo IFRO em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM/RO).

Foram visitadas pelo menos sete famílias residentes no local e coletados dados de GPS, do arranjo produtivo local e acesso a serviços de educação e saúde. Além disso, foi possível conhecer as instalações das bases de apoio da SEDAM no início da RESEX e também da comunidade Margarida.

A expedição foi autorizada e coordenada pelo órgão gestor da RESEX Pacaás Novos, SEDAM/RO, contando com apoio técnico e logístico de Celson Franco Damasceno (Engenheiro Ambiental), Austério Malaquias da Silva (Técnico Adminstrativo e Gestor do Recurso da unidade, programa ARPA) e Luciano dos Santos Pereira (Assessor Ambiental). Representando o IFRO Campus Guajará-Mirim foram os professores Marcos Barros Luiz (Professor EBTT/Bioquímica e DEPESP), Valber Lemes Zacarkim (Professor EBTT/Informática e Coordenador do Curso Técnico em Informática) e Wesley Borges Costa (Professor EBTT/Geografia).

Os organizadores explicam que nesta ação o IFRO fez o reconhecimento dos arranjos sociais de sua área de abrangência, além de manter a constante busca por parcerias para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão que visem transformar, desenvolver e fortalecer as comunidades.

Segundo o Coordenador de Pesquisa do Campus Guajará-Mirim, Marcos Barros, a visita gerencial à Reserva Extrativista Estadual Rio Pacaás Novos foi de extrema relevância para o reconhecimento da comunidade residente neste local, seus arranjos e biodiversidade, e possibilitará ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, a serem promovidas pelo IFRO e SEDAM/RO.

Agora o DEPESP, em conjunto o Departamento de Extensão e Direção de Ensino, irá incentivar projetos integrados de Ensino, Pesquisa e Extensão que busquem soluções inovadoras para as demandas e necessidades da comunidade local. Nesse projeto poderão participar professores, técnicos, alunos e colaboradores do IFRO Campus Guajará-Mirim.