Campus Guajará-Mirim promove Simpósio de Pragas do Coqueiro

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 14h46 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 10h38 | Acessos: 25718

Ação em Guajará 9

O I Simpósio de Pragas do Coqueiro foi realizado pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Guajará-Mirim. O encontro foi organizado por alunos e professores de disciplinas do sexto período do Curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia.

Realizada no domingo (24/11), a ação cumpre carga horária de extensão das disciplinas, e buscou garantir a presença dos produtores, que se ocupam do plantio durante a semana e com as feiras aos sábados. Participaram agricultores locais de coco e comunidade acadêmica do IFRO.  Durante o simpósio foram ministradas palestras pelos professores das disciplinas, apresentação de trabalhos pelos participantes e uma mesa redonda com professores e convidados.

Os organizadores explicam que o evento buscou aproximar a comunidade acadêmica (alunos, professores, técnicos e colaboradores) dos produtores locais com ênfase nos agricultores do Distrito do Iata, devido a aptidão da região para a cultura de coqueiro.

Segundo o professor Rodrigo da Silva Matos, “o evento teve grande importância para a comunidade por proporcionar um espaço para discussão do assunto, e na formação dos discentes que experimentaram um período de imersão no universo da coquicultura e adquiriram experiência na organização de um evento acadêmico”.

O Simpósio ainda cumpre o disposto na Lei 11.892/2008, especialmente no artigo que traz as finalidades e características dos Institutos Federais, entre elas a de “orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais”.

• Ação_em_Guajará
  • Ação_em_Guajará8