Campus Guajará-Mirim conquista destaque na Operação “Cisne Branco”

Publicado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 19h13 | Última atualização em Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 20h02 | Acessos: 2198

Campus Guajará Operação Cisne Branco

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Guajará-Mirim, teve alunos destaques na Operação Cisne Branco 2018. Neste ano, o concurso de redação buscou despertar na comunidade escolar o interesse pelos assuntos relacionados à Marinha do Brasil e às coisas do mar, sendo os temas para o Ensino Fundamental: “No mar, segurança em primeiro lugar” e para o Ensino Médio: “Marinha do Brasil: mais do que uma carreira, uma opção de vida”.

No município de Guajará-Mirim, no nível médio, o estudante do 3º ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Campus do IFRO, Ian Nasser Vital Mendes, ficou em primeiro lugar. As também estudantes do IFRO, Andressa Ferreira Nascimento do 1º ano e Eliza Lima dos Santos do 2° ano, completaram as três primeiras posições da premiação.

Ian Nasser afirma que “o concurso foi uma ótima forma de estímulo aos alunos, pois o tema desse ano fez com que as pessoas buscassem se informar da Marinha e suas qualidades. E, aliás, o modo que a redação pode ser redigida dá muita liberdade ao aluno para fazer uma abordagem textual que chame a atenção do leitor. O concurso em si é muito bom e gostei de participar”.

Em Guajará-Mirim, o reconhecimento local foi feito pela Agência Fluvial de Guajará-Mirim, subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, no dia 12 de dezembro, por meio da cerimônia de entrega de medalhas e diplomas aos agraciados.

Para Andressa Ferreira Nascimento, que também cursa o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, “o Concurso de redação foi algo incrível e intrínseco para cada um que participou. Foi um privilégio obter ensinamentos tão valiosos, e acredito que estes serão levados para a vida toda. Sou grata e estou muito feliz por este acontecimento”.

No Campus Guajará-Mirim houve empenho coletivo, uma vez que os professores da língua portuguesa ofertaram preparação aos alunos, com a finalidade de sintonizar melhor ideias e argumentos nas redações. A Professora Andrirlei Santos de Sousa diz que a principal conquista foi de autoestima. “Participar desses concursos e ser premiado traz incentivo para os outros participarem também. Após a premiação vários alunos que desistiram da etapa de preparação se lamentaram, porque eles não foram até o fim. O fundamental é o reconhecimento que eles recebem por estarem se dedicando para esses concursos e mostram que é possível melhorar e vencer”, afirma a docente.

O Diretor-Substituto do Campus Guajará-Mirim, Mateus Ramos de Andrade, vê o concurso como uma forma de estímulo para escrita do português padrão, “nos dias atuais em que a rede social é muito utilizada pelos alunos e a mesma não apresenta tanto estímulo a escrita culta seguindo de um tema e as normas gramaticais, então é muito importante para estimular a escrita seguindo as regras da nossa língua portuguesa”.

Operação "Cisne Branco 2018"

Conforme a Marinha, a Operação “Cisne Branco” busca despertar nos jovens, seus pais e professores o interesse pelos assuntos ligados ao Poder Naval, Poder Marítimo, Amazônia Azul e História Naval do Brasil.

O Concurso é realizado em âmbito nacional, versando sobre o tema selecionado e envolvendo alunos do 6º ano ao Ensino Médio. Os vencedores gerais de 2018 foram de Porto Alegre/RS (Giovani Severgnini Vargas – Com5ºDN – Colégio Militar de Porto Alegre) no Ensino Fundamental e no Ensino Médio a vencedora foi de Fortaleza/CE (Wendy Gomes Carneiro – Com3ºDN – Colégio Militar de Fortaleza).

As premiações são para os três primeiros colocados por escola, em cada nível (diplomas e medalhas); primeiro colocado por cidade, em cada nível (prêmio a ser determinado pelo Distrito Naval); primeiro colocado por Distrito Naval, em cada nível (prêmio a ser determinado pelo Distrito Naval); e Troféu Cisne Branco para os primeiros colocados em nível nacional, em que cada nível escolar ganha um laptop e um passeio marítimo a bordo do Navio-Veleiro “Cisne Branco”, com acompanhante responsável.