Alunos do Campus Guajará-Mirim participam da Semana de Educação para a Vida

Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 15h26 | Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 15h46 | Acessos: 1661

Campus Guajará Detran 12

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, participaram nos dias 20 e 21 de setembro de palestra promovida durante o evento “Semana de Educação para a Vida”, ação programada pelo DETRAN – Regional do município de Guajará-Mirim.

Alunos dos cursos técnicos integrado de Biotecnologia 1º e 2º Matutino) e Manutenção e Suporte de Informática (1º  e 2º Matutino, 1º e 3º Vespertino) puderam conferir uma palestra intitulada “Moto no Trânsito”, ministrada por André Garcia, de São Paulo. O objetivo da palestra, segundo o ministrante foi: “[...] levar cultura de segurança diária e cultura de duas rodas para toda a sociedade. O projeto foi criado há seis anos, por perceber que a motocicleta democratizou o meio de transporte, só que a sociedade não está preparada para isso, então eu busquei, por acreditar na educação, montar uma palestra que leve o cidadão a reflexão sobre a vida, sua responsabilidade no trânsito, tendo a cultura de segurança diária e de segurança de moto – a cultura de duas rodas, como costumamos falar”, explicou.

Conforme a assistente de alunos, Elaine Márcia Souza Rosa, o palestrante André Garcia veio de moto desde a cidade de São Paulo até Guajará-Mirim e seguirá por outros municípios do estado realizando a palestra. O CIRETRAN do município auxiliou no transporte dos alunos até sua sede.

Segundo a Coordenadora da Regional de Educação e Trânsito do Vale do Mamoré – CIRETRAN de Guajará-Mirim, Édna Almeida, a intenção das atividades do projeto é prevenir acidentes e também impedir que os mesmos aconteçam. “Na verdade o DETRAN de Rondônia vem trabalhando muito a educação de trânsito. E nosso objetivo maior é esse: Salvar vidas! Sempre! Todo nosso objetivo está relacionado à vida, ao bem estar e a garantia da integridade física das pessoas que transitam no estado de Rondônia e em Guajará-Mirim”, destacou.

A Diretora-Geral do Campus, Professora Elaine Oliveira, destacou a importância da palestra para os estudantes, uma vez que alguns deles utilizam motocicletas e também bicicletas. “É muito importante entender como se portar, o que é importante observar na hora do uso destas bicicletas. Sem contar que até os alunos que são pedestres, estes também têm a sua parcela de preocupação no trânsito, os cuidados que eles devem ter no momento de atravessar uma rua. Esta palestra vem ao encontro da segurança dos nossos alunos. A participação deles foi de suma importância! Eu espero que eles tenham gostado. Eu gostei!”, disse.

O Coordenador do Curso de Manutenção e Suporte de Informática, Professor Ivson Monteiro Viana, reforçou a importância da parceria entre as duas instituições na promoção de boas práticas no trânsito. “Nossos estudantes em sua maioria utilizam bicicletas e veículos ciclomotores para se deslocarem até a escola. A conscientização deles na prevenção de acidentes se torna um tema muito importante para ser aplicado em suas vidas”, falou.

De acordo com o aluno do 3º ano de Manutenção e Suporte em Informática (matutino), Gabriel Silva Marques, a palestra foi importante na prevenção de alguns erros comuns cometidos no trânsito. “Às vezes nós não temos consciência, são erros bobos, mas que acabamos cometendo, como por exemplo, andar com fone de ouvido. Como nosso principal meio de locomoção enquanto alunos é a bicicleta, na palestra também foi falado sobre esse meio de transporte. Achei muito interessante e uma forma de conscientização quanto à direção preventiva e como se comportar para preservar a vida tanto nossa como a de terceiros”, contou.

• Campus_Guajará_-_Detran_1
  • Campus_Guajará_-_Detran_10