Evento III EduSaúde é realizado no Campus Guajará-Mirim

Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 19h46 | Última atualização em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 11h32 | Acessos: 1778

Campus Guajará EduSaúde 1

A comunidade acadêmica do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Guajará-Mirim, participou no dia 14 de setembro do III EduSaúde. O programa de atenção à saúde e apoio biopsicossocial consta no plano de ação da Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) e neste ano reuniu cerca de 400 participantes.

“O objetivo da atividade é desenvolver ações que visem promover a saúde no ambiente escolar que auxiliam na construção do processo saúde-doença e orientam nossos alunos a buscarem melhores condições de vida”, explica a enfermeira Naiza Nunes Violato. Durante a ação foram oferecidos atendimentos de saúde nas áreas de vacinação, testes rápidos, orientação odontológica e consultas médicas.

Segundo a coordenadora do projeto, Altina Maria Pereira de Souza, divulgar um evento como o EduSaúde, que tem como objetivo primordial a promoção da saúde e a prevenção de doenças e agravos da comunidade escolar, “é de suma importância pois além de difundir o que vem sendo feito pelo campus, poderá também impulsionar outros a realizar eventos semelhantes, dessa forma promovendo a saúde e prevenindo doenças e agravos aos acadêmicos e servidores”.

Para a estudante do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Alyne Aparecida Nunes dos Santos, “a atividade foi significativa porque nos mostrou o quanto é importante cuidar da nossa saúde, seja física ou psíquica é muito importante que aprendamos desde já, podemos assim evitar problemas futuros e alcançar um nível adequado de bem-estar. A informações que aprendi no III EduSaúde eu poderei repassar para pessoas ao meu redor e assim contribuir também para um futuro melhor destes, como meu próprio futuro. É necessário que as pessoas possam aprender a cuidar de si”.

João Guilherme Vieira, também do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, diz que a atividade foi “muito útil e necessária. Quanto às palestras ministradas nas salas, informaram e educaram para a prevenção de fatores de risco, como uso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis. Também apreciei os espaços que haviam no pátio falando sobre saúde alimentar, bucal e mental. Pode-se notar que o evento não apenas falou nos cuidados com a saúde física, mas também mental. As informações obtidas ajudarão a prevenir que pessoas próximas iniciem o uso de drogas e me prevenir também para que não faça uso. O espaço de saúde mental me ajudou fazendo com que eu repensasse meus hábitos e forma de tratar outras pessoas para haver um relacionamento interpessoal saudável”.

A Professora de Sociologia Maria das Graças Freitas de Almeida aprovou o evento, “todos os profissionais presentes se mostraram competentes e habilitados sobre questões sociais e humanas e saúde mental. Gostei da palestra com bombeiros, das dinâmicas envolvendo professor e aluno, enfim, foram aulas e horas muito inovadoras. Representou muito para eu reafirmar o meu pensamento e postura profissional e pessoal sobre a necessidade de trabalharmos juntos. Através das palestras aprendi que devemos ter cuidado com as palavras lançadas, pois podemos ferir as pessoas mais queridas. Também aprendi a não desesperar se houver algum acidente na escola ou em sala, pois, como professora deverei manter a calma para não assustar os alunos. E é assim na vida, se desesperarmos diante dos problemas fica muito mais difícil encontrarmos a solução. Foram atividades para o engrandecimento humano”.

Entre as oficinas ministradas estavam a “Oficina de confecção de brinquedos”, ministrada pela Professora do campus Fabiana Alves da Silva e “Tenda das Sensações”, ministrada pelos alunos do quarto período da Graduação em Ciências, Jéssica Menezes e Lucas Lopes. O Campus Guajará-Mirim ainda contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde de Guajará-Mirim e o envolvimento de pais e comunidade. E durante o evento estiveram presentes duas turmas do nono ano da E.E.E.F.M. Irmã Maria Celeste. O Coordenador da CAED, Laurindo Joaquim dos Santos Neto, pontuou: “quando analisamos os temas abordados durante o evento e as atividades desenvolvidas, conseguimos perceber a relevância do EduSaúde para a nossa instituição e para comunidade, pois por meio desse projeto conseguimos trazer o tema saúde para dentro da escola, possibilitando a todos os envolvidos um momento de conscientização sobre a importância de cuidar do seu próprio corpo e assim evitar certas doenças e seus agravos”.

Nesta terceira edição do EduSaúde ainda ocorreram nove palestras com os temas: “Segurança Alimentar e Nutricional”, ministrada pelos profissionais da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Afonso Marques e Vanucileia Teixeira; “Em Defesa de Uma Vida Melhor”, ministrada por José Felipe Bezerra e Verderval Daniel da Comunidade Terapêutica Cordatus; “Prevenir, a melhor solução”, ministradas pelo Professor Enfermeiro do Campus Guajará-Mirim, Douglas Piffer; “Saúde Mental: Como vai a sua?”, ministrada pela Psicóloga Anna Lessa; “Auto Imagem: eu diante do meu eu”, ministrada pela Psicóloga da UNIR Luanna Jhonsom; “Cuidados com a Coluna Vertebral”, ministrada pelo Fisioterapeuta William Bouchabki; “Primeiros Socorros”, ministrada por Ademir Moura e Odair Gomes, do Corpo de Bombeiros Militar; “Uma Dobra no Tempo”, ministrada pelo Professor Klinger Jhonson; e “Sua vida é a melhor opção”, ministrada pela Psicóloga Maria Gerlania Cavalcante.

• Campus_Guajará_-_EduSaúde_1
  • Campus_Guajará_-_EduSaúde_10