Feira do Empreendedorismo reúne comunidade no Campus Guajará-Mirim

Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 09h34 | Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 09h34 | Acessos: 2221

Fotos Guajará Oportunidades 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, realizou no dia 19 de setembro a II Feira de Estágio, Emprego e Negócios. O evento visa atender a comunidade local, contemplando a todos os profissionais e estudantes que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho, criando, também, oportunidades para carreiras e negócios, bem como ajudar os empregadores ou empreendedores que buscam visualizar mão de obra qualificada, criando um ambiente favorável para geração de oportunidades de estágio em emprego na comunidade de Guajará-Mirim.

Segundo o Coordenador do Evento, Naziazeno Neto, a “Feira Guajará Oportunidades” foi um evento que visou criar um ambiente favorável a possibilidades de estágio e empregos, estreitou relações empresariais com as pessoas que buscam oportunidades no mercado de trabalho, assim como por meio dessa iniciativa dispor da disseminação dos trabalhos executados no âmbito do campus. Ocorreram mostras e exposições de artigos produzidos por empreendedores associados às organizações, tais como Colônia de Pescadores de Guajará-Mirim, Sebrae, Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Academia Guajaramirense de Letras (AGL), entre outros. Durante a feira foram oferecidas várias atividades no formato de oficinas e palestras, entre elas: Oficinas de marketing pessoal e elaboração de currículos, Fantoches, Técnicas audiovisuais, Empreendedorismo com Pilates, etc.

Realizada nas dependências do Campus Guajará-Mirim, a Feira teve participação de público interno e externo, incluindo a representação de algumas instituições do município, estudantes, jovens profissionais e empreendedores, com vistas a assumir parcerias de diferentes segmentos. “O título Feira Guajará Oportunidades na verdade foi o tema escolhido para tentar representar tanto as necessidades e anseios dentro das perspectivas empreendedoras de pessoas da comunidade em geral quanto os aspectos formativos dos estudantes do IFRO, visando sensibilizar as pessoas envolvidas na gestão das instituições guajará-mirenses, abrindo um espaço de oportunidades para que os alunos possam estagiar ou empreender nas mais diferentes modalidades e ramos de negócios, empregos, estágios e iniciativas empreendedoras”, afirma o professor.

O evento ainda contou com a participação de pais dos estudantes. Uma mãe artesã apresentou produtos para crianças, outra levou derivados de plantio em canteiro doméstico sem agrotóxico e uma terceira mãe expôs artefatos indígenas. “Na medida em que as próximas feiras forem sendo realizadas, a tendência será ganhar proporções maiores e um costume benéfico aos jovens e a cidade como um todo”, conclui Naziazeno.

Para o Chefe do Depex (Departamento de Extensão do Campus Guajará-Mirim), Rogério Link, “evento foi uma forma de possibilitar novas perspectivas de trabalho e atuação tanto para os estudantes quanto para a comunidade de Guajará. A feira de estágio Guajará Oportunidades, portanto, tem o potencial de se transformar em oportunidades para carreiras e negócios”. O evento foi promovido pelo Departamento de Extensão nos horários vespertino e noturno, visando uma maior participação no evento.

Durante a Feira, fez-se uma mostra das ações realizadas no campus e nas empresas, para que pudesse ocorrer visualização, inclusão e formação de profissionais, ressaltando a importância de parcerias e a aproximação junto às agências fomentadoras de estágio e de emprego da cidade de Guajará-Mirim e de seu entorno.

• Fotos_Guajará_Oportunidades_1
  • Fotos_Guajará_Oportunidades_10