Campus Guajará promove projeto de extensão sobre arborização em escola estadual

Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 17h50 | Última atualização em Segunda, 24 de Setembro de 2018, 18h14 | Acessos: 1519

Campus Guajará Projeto de arborização 13

Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, participaram durante o mês de agosto de um projeto de extensão sobre arborização na escola. As atividades ocorreram junto a estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Paul Harris.

Entre os objetivos do projeto de extensão estava a conscientização dos discentes em relação a temas das diversas áreas do conhecimento do meio ambiente, visando uma reflexão, discussão, atuação, produção e divulgação de informações importantes para a intervenção comunitária, mostrando a valorização e os benefícios ambientais proporcionados pela arborização.

Despertar nos alunos o interesse e o compromisso com o meio ambiente; demostrar a utilização dos ambientes arbóreos para atividades escolares; conscientizar os alunos da importância deste projeto e que sejam multiplicadores do mesmo; e envolver os alunos no plantio a fim de trabalhar a educação ambiental também estavam entre os objetivos pretendidos no projeto.

O projeto foi realizado na Escola Estadual Paulo Harris no período vespertino com turmas do ensino fundamental ao longo de três encontros. No primeiro e no segundo encontros foram realizadas palestras, dinâmicas e gincanas educativas. No terceiro encontro a atividade foi diferente, com plantio de mudas doadas pela SEMA, onde cada grupo ficou responsável por cuidar da futura árvore.

O coordenador do projeto, Professor André Menezes, explicou que os acadêmicos da turma aceitaram a proposta do projeto “[...] e desenvolveram e executaram de forma esplêndida. Vale ressaltar que eles buscaram o apoio do ICMBIO, da SEMA e da escola para colocar em prática o projeto. Estou e sou grato a todos. Nunca imaginei que iria retornar à escola que estudei na minha infância dando esse retorno positivo”, comentou o docente.

A extensionista Jénifer Penha Alves diz “[...] ter sido muito gratificante, ficamos felizes em ver as crianças felizes, interessadas, participativas, pois o assunto arborização parece ser chato para algumas pessoas, mas para eles não, pois participaram com muito empenho do que era proposto a eles. Obtivemos um conhecimento profundo sobre a arborização, sobre os vários benefícios que as árvores nos trazem. Tanto para os alunos quanto para nós esse projeto foi uma boa experiência. Obtive conhecimentos que não tinha. Foi muito prazeroso e produtivo realizar este projeto, é gratificante fazer algo bom por eles, pois além da preocupação com a preservação da natureza, conscientizamos os pequenos”.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/09-Setembro-2018/24-09-18/arborização_