Curso Instrumental de Espanhol oferece formação em Guajará-Mirim

Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 11h55 | Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 12h00 | Acessos: 1769

Instrumental de Espanhol

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Guajará-Mirim, está com duas turmas do Curso Instrumental de Espanhol. Iniciadas no dia 27 de março, cada sala possui 30 alunos, com encontros presenciais todas as quintas e sextas-feiras, no período noturno. A partir do segundo semestre deste ano, o campus deve ofertar novas vagas para o Básico I de Língua Espanhola.

Conforme a Professora de Espanhol, Silvilene Melo, o Curso de Espanhol Instrumental está sendo ofertado aos servidores e acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia em Guajará-Mirim. “Os alunos têm demonstrado bastante interesse em aprender o idioma, o que é iniciativa bastante positiva tendo em vista que estamos em uma região de fronteira. O curso além de preparar os alunos para as provas de Proficiência em Língua Espanhola, exigidas em cursos de mestrado e doutorado, ainda permite que esses alunos desenvolvam o contato com a linguagem escrita do espanhol, pois muitos deles estão habituados a ouvir a língua falada na fronteira de Guajará-Mirim/Guayaramerín, mas não sabem como é a escrita da língua”.

O Coordenador do Curso, José Henrique Tavares, explica que um dos objetivos do curso é facilitar a aprendizagem de estratégias para a apreensão do conteúdo escrito, preparando também para os exames de proficiência, que são pré-requisitos para o ingresso em mestrados e doutorados.

“O curso de espanhol instrumental permite ao cursista um contato inicial com as normas gramaticais e acesso ao léxico da língua espanhola com práticas e técnicas de leitura. O intuito do curso é preparar candidatos mais seguros para a prova de proficiência em língua espanhola. Nas aulas utilizamos textos autênticos dos jornais El País e Clarín e exercícios que contemplam assuntos gramaticais. O dicionário será um grande aliado em nossas aulas, visto que muitas pessoas não têm o costume de utilizar este recurso em língua estrangeira. Mostraremos como os futuros candidatos ao mestrado e doutorado o utilizarão de forma prática e rápida, já que muitas instituições permitem o uso deste recurso em suas seleções”, avalia José Henrique.

Ainda de acordo com o Coordenador do Curso este é o primeiro curso instrumental de espanhol oferecido pelo campus do IFRO no município de Guajará-Mirim, por meio das atividades de extensão do campus a pretensão é expandir a oferta de preparatórios para a comunidade.

• Aulas_de_Espanhol_1
  • Aulas_de_Espanhol_2