Campus Guajará-Mirim desenvolve Projeto de Ensino em Matemática Básica

Publicado: Quinta, 05 de Abril de 2018, 09h44 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 09h54 | Acessos: 2028

Curso Matemática Básica 1

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Guajará-Mirim, está ofertando Curso em Matemática Básica. Desenvolvido como Projeto de Ensino, o curso está sendo oferecido para atender os alunos matriculados nas modalidades PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), Integrado ao Ensino Médio e Graduação. As aulas estão acontecendo fora dos turnos normais, durante o primeiro semestre de 2018 (de fevereiro a julho).

Entre os objetivos a serem alcançados estão proporcionar aos alunos um nivelamento para ampliar os conhecimentos matemáticos gerando suporte para o desenvolvimento dos alunos nos cursos. A Professora de Matemática do Campus Guajará-Mirim, Marilei Rodrigues, explica que o curso surgiu após perceber as dificuldades dos alunos em relação à Matemática Básica, o que afetava a evolução deles nos cursos. “Socializei a ideia com alguns colegas que prontamente abraçaram a causa junto comigo, entre eles os professores Charles e Francisco da Matemática, a Eudóxia e o Jefferson da Informática e o Maurício da Física. Os benefícios aos alunos serão inúmeros: melhor rendimento nos cursos, autoestima, confiança, qualificação, êxito e tantos outros”. O trabalho é desenvolvido voluntariamente por essa equipe de professores EBTT, dispostos a contribuír com a comunidade acadêmica guajará-mirense, almejando a permanência e o êxito dos alunos.

Segundo a estudante do 2°ano do Curso Técnico em Biotecnologia, Larissa Dantas De Lima, “o curso básico de matemática está nos ajudando a melhorar nossos conhecimentos e mostrando como podemos melhorar nossos estudos”. Também do curso de Biotecnologia, Mizael Martins diz que o curso proporciona relembrar conhecimentos vistos anteriormente, “estou lisonjeado de participar de um evento desta proporção”. O estudante Vitor Gabriel de Souza complementa que o curso “está muito produtivo, com profissionais aptos a passar seus conhecimentos aos discentes”.

Com a escolha da disciplina ocorrendo devido as dificuldade apresentadas pelos alunos de um modo geral, as quais acabam interferindo no desenvolvimento dos alunos nas demais disciplinas específicas de cada curso, os ministrantes esperam melhorar ainda o desenvolvimento dos estudantes nas demais áreas. “Acreditamos que se conseguirmos contribuir para sanar a deficiência em Matemática estaremos influenciando diretamente o desenvolvimento nas demais disciplinas, principalmente nas específicas do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Biotecnologia e Técnico em Informática (Proeja)”, finaliza a professora Marilei.

• Curso_Matemática_Básica_1
  • Curso_Matemática_Básica_2