Seminários sobre obras literárias pré-modernistas são apresentados por alunos do Campus Guajará-Mirim

Publicado: Segunda, 26 de Março de 2018, 15h35 | Última atualização em Segunda, 26 de Março de 2018, 15h40 | Acessos: 3035

Campus Guajará Mirim Seminários 1

Obras literárias pré-modernistas foram revisitadas por alunos do 3° ano do curso técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Guajará-Mirim, durante seminários apresentados entre os dias 13 e 14 de março na disciplina de Língua Portuguesa.

Segundo a proponente do projeto, professora Andrirlei Santos de Sousa, a atividade teve por objetivo aliar recursos de informática, tais como gravações, filmes, edições, além do teatro, para ler e analisar não só as obras pré-modernistas, como também os gêneros romance, resumo, resenha e dramaturgia.

Foram apresentadas as principais obras pré-modernistas durante os seminários, traçando paralelos entre livros e filmes baseados nas obras literárias. De forma descontraída, os alunos apresentaram vídeos, teatro e caracterização de personagens de obras como: Triste Fim de Policarpo Quaresma, Os sertões, Sítio do Pica-pau Amarelo, entre outros.

A professora Andrirlei ressaltou que “o incentivo à leitura e à arte (dramaturgia) traz como benefício cidadãos mais críticos sem perder a sensibilidade, tornando-os mais expressivos”, acrescentando que: “basta desafiá-los da forma certa e os resultados são os melhores”.

A atividade foi aprovada pelo aluno da turma, Yan Azzi. "O trabalho fez desenvolver em nós, alunos, o desejo de conhecer mais a literatura brasileira e toda a arte que a envolve. Nós pudemos produzir as roupas, maquiagens e desenvolver nossa criatividade", disse.

A aluna Klysya Mirla considerou ótima a experiência com trabalho proposto na disciplina. "Pudemos utilizar a nossa criatividade nas caracterizações baseadas nos personagens dos livros sugeridos para realizar uma apresentação interativa do seminário, tornando-os atrativos. Além de ter nos ajudado na concentração da apresentação", lembrou.

Para o estudante Ian Nasser o trabalho foi uma ótima estratégia para instigar a leitura entre os alunos, além da compreensão e aprendizado sobre conceitos a respeito sobre o Brasil, sua história e costume do povo. “Além disso, foi legal por usar esses temas para debater sobre como era o cotidiano da sociedade brasileira tempos atrás”, ressaltou.

• Campus_Guajará-Mirim_-_Seminários__1
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Seminários__2