Campus Guajará-Mirim promove III Jornada de sensibilização pela luta da pessoa com deficiência

Evento reuniu estudantes, servidores e comunidade para discutir inclusão, acessibilidade e o enfrentamento das barreiras atitudinais no ambiente educacional
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, promoveu, no dia 25 de setembro de 2026, a III Jornada de Sensibilização pela Luta da Pessoa com Deficiência, com o tema “Barreiras Atitudinais: quando o preconceito impede a inclusão”. A iniciativa foi organizada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), com o objetivo de fortalecer a cultura inclusiva e ampliar a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A programação reuniu atividades educativas, culturais e de sensibilização, envolvendo estudantes e servidores do campus em momentos de reflexão, diálogo e participação coletiva. As ações destacaram a importância de reconhecer e eliminar barreiras que dificultam o acesso, a permanência, a aprendizagem e a participação plena das pessoas com deficiência nos espaços educacionais e sociais.
Atividades promoveram reflexão e participação
Entre as atividades realizadas, estiveram a cerimônia de abertura com os principais nomes sobre o assunto incluindo os gestores do campus, a exibição do documentário Barreiras Invisíveis elaborado pela turma do 4° Período da Licenciatura em Ciências Biológicas sob a orientação da Professora Rosangela Schmidt, com colaboração externa da professora Maria do Rosário, que contou com o depoimento de pessoas com deficiência do município de Guajará Mirim e suas percepções acerca das barreiras enfrentadas.
O evento contou ainda com rodas de conversa, jogos inclusivos e o minicampeonato de vôlei sentado. A programação também contemplou palestras sobre barreiras atitudinais e os obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência na sociedade ministrada pela defensora pública Eryca Rubielly Cabral Tolentino.
Outro destaque foi a oficina “Cuidar de si é um ato de amor ao outro”, direcionada exclusivamente às mães atípicas, proporcionando um espaço de acolhimento e valorização do autocuidado ministrada pela equipe do Espaço Dondoca comandada pela esteticista Herica Hayden.
As atividades buscaram estimular o respeito às diferenças, a empatia e a compreensão de que a inclusão depende não apenas de adaptações físicas e recursos de acessibilidade, mas também da transformação de atitudes, práticas e relações sociais.
Inclusão como compromisso institucional
A III Jornada reafirmou o compromisso do IFRO Campus Guajará-Mirim com a educação inclusiva, a valorização da diversidade e a garantia de oportunidades de participação para todos. As ações desenvolvidas pelo NAPNE contribuem para ampliar o debate sobre acessibilidade e fortalecer práticas institucionais que respeitem as especificidades e os direitos das pessoas com deficiência.
A iniciativa também evidenciou o papel da comunidade acadêmica na construção de ambientes mais acessíveis, acolhedores e livres de preconceitos, nos quais cada estudante possa desenvolver suas potencialidades e participar efetivamente da vida escolar.
“Inclusão não é favor, é direito. E respeito não é opcional.” A mensagem que marcou a jornada sintetiza o propósito das atividades: promover a conscientização e incentivar mudanças concretas nas atitudes cotidianas.
A coordenadora do NAPNE, professora Rosangela Schmidt, agradeceu aos membros do núcleo e ressaltou que é impossível debater o assunto sem o apoio dos servidores e colaboradores do campus e da comunidade externa e que, ao realizar mais uma edição da Jornada de Sensibilização, o Campus Guajará-Mirim reforça que a inclusão se constrói coletivamente, por meio do respeito, da acessibilidade, da equidade e do compromisso permanente com os direitos humanos. Mais imagens do evento podem ser conferidas AQUI.
Redes Sociais