Projeto Viva Saúde trata da importância da vacinação com crianças da Escola Municipal Jesus Pérez em Guajará-Mirim
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, por meio do macroprojeto institucional “Viva Saúde”, levou ação educativa a crianças e seus familiares. O público foi de estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jesus Perez, no Bairro Santo Antônio, em Guajará-Mirim, no dia 16 de abril.
Realizado em parceria com a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Guajará-Mirim (Semed), o evento teve como objetivo conscientizar as famílias acerca da importância das vacinas por meio de atividades lúdicas de combate às notícias falsas e estímulo à vacinação. Nesse sentido, foi realizada uma peça teatral no qual um super-herói e uma princesa atualizavam seus cartões de vacinação. A seguir a equipe acompanhou as crianças na atualização de seus cartões junto à equipe de imunização da Semed/Guajará.
A Professora do 2° ano do ensino fundamental, Aline Vargas da Silva, destacou a importância de atividades como essa para que as crianças compreendam a importância das vacinas e superem “o medo da agulha”. “Após a atividade as crianças estavam muito animadas, comparando-se com o super-herói e a princesa da peça teatral realizada pela equipe do projeto. Eles se sentiram encorajados”, ressaltou.
Por meio do Projeto Viva Saúde o Instituto Federal de Rondônia tem contribuído com diversas ações de ensino, pesquisa e extensão em parceria com diversos atores sociais que atuam na saúde municipal. As atividades demonstram o compromisso institucional com a qualidade de vida e a formação profissional da população local e das comunidades tradicionais.
A Professora Railene da Costa também relatou que os alunos que participaram com muita atenção de toda a atividade, demonstram ter compreendido a importância das vacinas e dialogaram com muita empolgação sobre a atividade realizada. “Parcerias como essa são muito importantes, muitas crianças que estavam com as vacinas em dia se sentiram estimulados a se vacinar também, mas não foi necessário, pois já estavam regulares”, explicou.
Participaram da ação os alunos da Educação Infantil e Ensino fundamental da Escola Municipal Jesus Perez. E o Projeto Viva Saúde está à disposição para realização de parcerias com mais escolas públicas e privadas dos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, bem como com outras instituições e organizações comunitárias.
Além das atividades de extensão realizadas pelo Projeto Viva Saúde estão sendo organizados cursos de formação profissional de curta duração e pesquisas com levantamento de dados epidemiológicos nos municípios envolvidos.
O Projeto Viva Saúde é financiado por meio de emendas parlamentares oriundas do gabinete do Senador Confúcio Moura.
Redes Sociais