Alunas do Campus Guajará-Mirim são aprovadas na primeira fase da OBB
Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, são aprovadas na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), e aguardam resultado da segunda fase. A Olimpíada é um projeto voltado para estudantes de ensino médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela ESIB (Escola Superior do Instituto Butantan), com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia.
O Professor Sian de Souza Gadelha recorda: “tanto eu como a professora Tassia já conhecíamos o projeto, e tínhamos a intenção de organizar um grupo de alunos para participar da OBB. Para a nossa felicidade, antes mesmo de darmos um pontapé, um dos alunos da Biotecnologia nos procurou perguntando sobre o evento e manifestando interesse de participar. Dessa forma, nos unimos e resolvemos realizar a inscrição do IFRO na OBB, e, assim, dar a oportunidade para os alunos e alunas vivenciarem essa experiência que entendemos ser de grande valor, não só para o aprendizado deles, mas também como uma experiência que pode abrir portas para futuras oportunidades”.
“As meninas (Rafaela e Maria Eduarda) foram aprovadas na primeira fase da OBB, e realizaram a segunda fase da prova no dia 11/4, agora estamos ansiosos pelo resultado desta segunda fase e, quem sabe, uma aprovação para as próximas fases”, destaca o docente.
De acordo com a estudante Rafaela da Mota Pires, “com imensa alegria e gratidão, celebro minha aprovação para a segunda fase da Olimpíada de Biologia! Realizar a prova foi uma experiência desafiadora e ao mesmo tempo muito enriquecedora, que colocou à prova meus conhecimentos e reforçou ainda mais minha paixão pela biologia”.
Para Rafaela, “cada questão foi uma oportunidade de refletir sobre o quanto essa ciência me fascina e desperta minha curiosidade. Essa conquista representa não apenas o reconhecimento de muito estudo e dedicação, mas também uma grande motivação para seguir aprendendo e explorando esse universo incrível. Agradeço aos professores, e a todos que me apoiaram. Sinto-me especialmente grata por ter a oportunidade de representar o IFRO nessa Olimpíada”.
Maria Eduarda Facundes Miranda também está na segunda fase da OBB. “Antes de tudo, gostaria de agradecer a algumas pessoas, aos professores Sian Gadelha e Tassia Alana que me ajudaram muito, à minha família que me apoiou, e às minhas amigas Isabela e Eloisa que me incentivaram a participar. Confesso que no início pensei em não participar, pois não acreditava que iria passar, mas a minha paixão pela Biologia e a ajuda das pessoas citadas me motivaram muito e por isso decidi participar”. A estudante acrescenta que ao ver seu nome no e-mail chorou de felicidade.
“A OBB, infelizmente, ainda é uma olimpíada muito desconhecida e que deveria ter mais valor, pois ela é incrível. Então, convido a todos que gostariam de participar, que tentem e insistam, pois o resultado é gratificante. E para você que está pensando em participar, mas tem medo, use o meu exemplo, não vá pensando em ganhar, vá pensando na alegria de participar de algo grandioso e pesando no conhecimento que você pode obter”, finaliza a estudante.
De acordo com o cronograma da competição de conhecimento, a aplicação da fase 2 foi no último dia 11. O gabarito definitivo foi divulgado no dia 16 e a lista dos classificados para a fase 3 deve sair em breve.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site da OBB: https://olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/
Redes Sociais