Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Pesca e Sustentabilidade se reúne com Colônia de Pescadores de Guajará-Mirim

Publicado: Terça, 25 de Fevereiro de 2025, 14h36 | Última atualização em Terça, 25 de Fevereiro de 2025, 14h36 | Acessos: 1144

Pesca e Sustentabilidade Guajará 2O Projeto Pesca e Sustentabilidade, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, se reuniu com pescadores da Colônia, com o propósito de divulgar as ações que serão desenvolvidas para atender a comunidade, de modo especial os cursos de formação continuada. A equipe também realiza um balanço das atividades desenvolvidas. A ação de extensão vem sendo desenvolvida desde 2024 e teve o Plano de Trabalho aprovado no Conselho Superior do IFRO em dezembro último.

A reunião entre pescadores e o Pesca e Sustentabilidade foi no dia 19 de fevereiro. A Presidente da Colônia de Pescadores de Guajará-Mirim, Gerônima Melo da Costa, agradeceu ao Senador Confúcio Moura pelos recursos para execução do projeto. Destacou e parabenizou o empenho da equipe de servidores e alunos do IFRO na execução do projeto. “Todo dia a gente aprende um pouco mais, nosso objetivo é melhorar a vida da nossa classe de pescadores cada dia mais. Parcerias são importantes, e essa é uma que está dando muito certo”, afirmou Gerônima Costa.

Segundo Alessandra Aires, Assessora Parlamentar que representou o Senador Confúcio Moura na ação, reuniões como essas aproximam a comunidade, auxiliando as atividades de apoio à colônia e facilitando a identificação de necessidades e criação de propostas de melhoria, pois o projeto pretende, por meio dos cursos de capacitação, aumentar o nível de aperfeiçoamento em relação ao processamento do pescado, com intuito de aumentar a geração de renda e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos pescadores e de suas famílias.

Conforme Emerson Vinícius Pereira Duarte, bolsista do projeto e acadêmico do 7° período do curso superior de Ciências Biológicas, “tivemos nossa primeira reunião na colônia de pescadores, conhecemos melhor o funcionamento do projeto e sua importância para a comunidade. Foi um momento essencial para entendermos os objetivos, as etapas do trabalho e como podemos contribuir. Enquanto bolsistas, essa experiência é valiosa para nossa formação, pois nos permite conectar a teoria com a realidade, desenvolvendo um olhar mais crítico sobre sustentabilidade e conservação. Estamos animados para essa jornada de aprendizado e troca de conhecimentos!”.

 

Balanço de ações

A equipe relembra que enquanto planejava cursos, escrevia projetos de pesquisa, aguardava pareceres de Comitês de Ética, selecionava estudantes bolsistas, reunia-se com prováveis parceiros (Universidade Federal de Rondônia e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), ao mesmo tempo divulgava o projeto à sociedade nos eventos da cidade, como na Expoagum (Exposição Agropecuária de Guajará-Mirim/RO) e no 3º Festival Gastronômico do Tucunaré, evento esse realizado pelo ICMBio, bem como no IV Congresso de Estratégia, Comunicação e Tecnologia do IFRO (Conect 2024). Além disso, a equipe vem desde janeiro deste ano, ministrando curso de formação aos bolsistas.

Durante a Expoagum (de 11 a 14/07/2024), o projeto contou com um estande para exposição de banners. No Festival do Tucunaré (12 e 13/10/2024), a equipe foi responsável por proporcionar aos participantes um Passeio de Barco pelas águas do Rio Ouro Preto e caminhada pela trilha do Napoleão, onde os visitantes receberam informações sobre a floresta amazônica, reconhecimento de espécies utilizadas pelos ribeirinhos para a alimentação, uso medicinal ou geração de renda, tais como a seringueira, a castanheira e o açaí. E no fim do dia realizaram o plantio de mudas de árvores nativas.

No Conect/IFRO (28/11/2024), a Coordenadora-Geral do projeto, Maria Enísia Soares de Souza, explanou os objetivos, os envolvidos e as entregas que serão cumpridas no decorrer da vigência do projeto. E no curso de Formação aos bolsistas (08/01 a 10/01/2025), os coordenadores do projeto elaboraram o PPC (Projeto Pedagógico do Curso) com componentes curriculares que propiciam aos bolsistas aprendizagens sobre o campo da ética, como pesquisar em fontes confiáveis, a história da Colônia, a gastronomia, uso sustentável do pescado: gastronomia e artesanato, noções de informática aplicada à pesquisa e estratégias de divulgação do projeto. 

Pesca e Sustentabilidade

O Projeto Pesca e Sustentabilidade possui recurso destinado via emenda parlamentar do Senador Confúcio Moura e visa a fortalecer os arranjos produtivos locais nas áreas de aquicultura e piscicultura, com aumento da geração de renda às populações tradicionais, foco na conservação dos recursos naturais e na biodiversidade amazônica e na valorização da cadeia produtiva da pesca artesanal em Guajará-Mirim , por meio de aquisição de bens e equipamentos para a Colônia de pescadores Z-2/RO e atividades de ensino, pesquisa, extensão.

  • Pesca_e_Sustentabilidade_Guajará_1
  • Pesca_e_Sustentabilidade_Guajará_2
  • Pesca_e_Sustentabilidade_Guajará_3
  • Pesca_e_Sustentabilidade_Guajará_4
  • Pesca_e_Sustentabilidade_Guajará_5
  • Pesca_e_Sustentabilidade_Guajará_6
  • Pesca_e_Sustentabilidade_Guajará_7
  • Pesca_e_Sustentabilidade_Guajará_8
Fim do conteúdo da página