Equipe do IFRO de Guajará-Mirim se classifica para a fase presencial da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2024, 12h24 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2024, 15h16 | Acessos: 470

Guajará OlimpíadaAlunas do 3° ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, conquistaram vaga na fase presencial da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. A competição é organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Associação Nacional de História (ANPUH-BR).

Laura Lima Pinheiro, Gabrielly Gonçalves Abati e Roberta Mucuta Coelho competem pela equipe “Equal Voice”, orientadas por Wagner Tenório dos Santos. “Participar da ONHB foi desafiador e recompensador. Na quarta fase, enfrentamos muitas incertezas, mas cada obstáculo nos trouxe novos conhecimentos e experiências além da sala de aula. Classificar-nos como uma das quatro equipes finalistas do nosso Estado foi um momento de imenso orgulho, especialmente por ser nosso último ano. Agora, estamos ansiosas para a fase presencial em Campinas. Todo o nosso esforço valeu a pena, e essa conquista ficará marcada em nossas memórias. Além disso, nosso sucesso se deve muito ao apoio e incentivo do nosso Professor Wagner”, conta Gabrielly.

A 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil contou na primeira fase do torneio, realizada no mês de maio, com 51,2 mil equipes de todos os estados do país inscritos. O que corresponde a cerca de 150 mil alunos inscritos no total. De Rondônia eram 144 equipes. A equipe representante de Guajará-Mirim faz destaque de que o trecho da música “EPeabiru”, de Almir Sater, relaciona-se com os desafios que encontraram durante a competição: “Na promessa de um Eldorado vinham almas aventureiras sempre a procurar horizontes venceram até cordilheiras e o Pacífico era azul”.

“Tive conhecimento da Olimpíada no ano passado. Nesse mesmo ano, participamos e avançamos até a quarta fase. Agora para esta 16° edição estamos mais preparados. As meninas estão bem empolgadas com a participação e se dedicaram bastante nas últimas seis fases. Sinto muito orgulho delas e uma grande satisfação por ver o nosso trabalho gerando bons resultados”, destaca o orientador da equipe.

O Professor Wagner acrescenta ver a participação dos alunos nesse tipo de evento como uma grande oportunidade de adquirir novos conhecimentos. “Além de desenvolver outras habilidades, como o trabalho em equipe. Além disso, a Olimpíada proporciona a valorização do conhecimento histórico, mais precisamente da História do Brasil, e desperta o interesse dos alunos para a disciplinas, pela interatividade e a dinâmica que a competição proporciona. Desse modo, espero que minha atuação como professor de História possa estar contribuindo para registrar e recordar, com pensamento crítico, sobre os fatos e acontecimento do passado e com a ajuda de nossos alunos, construir uma sociedade melhor”.

A Olimpíada é constituída por sete etapas, sendo que as seis primeiras são on-line e a última é presencial na cidade de Campinas (SP). As etapas contam com uma série de desafios envolvendo conhecimento da História do Brasil. Nessa edição, apenas 340 equipes de todo Brasil conseguiram avançar para final. Sendo que de Rondônia, apenas quatro equipes conseguiram este êxito. As finalistas estarão na Universidade Estadual de Campinas entre 24 e 25 de agosto de 2024.

Mais informações estão na página na internet do evento: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/

• Guajará-Olimpíada
  • Guajará-Olimpíada1