IFRO dá início às aulas da Pós-Graduação em Saúde Pública EAD no Campus Guajará-Mirim

Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 16h23 | Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 17h29 | Acessos: 196

Campus Guajará Aula inaugural pós 1

Semana Foi Marcada pelo Acolhimento dos Alunos para a Jornada Virtual

A Educação a Distância (EAD) tem se destacado como uma ferramenta vital para a continuidade do ensino superior. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), esse cenário se torna ainda mais significativo com o início das aulas da pós-graduação lato sensu em Saúde Pública, ofertada pelo Campus Guajará-Mirim, totalmente à distância, realizada no último dia 20 de fevereiro do corrente ano.

Para receber os novos alunos e proporcionar uma jornada suave no ambiente virtual de aprendizado, o IFRO promoveu a Semana de Acolhimento. “Mais do que uma simples introdução ao curso, essa semana é um período dedicado a integrar os estudantes à comunidade acadêmica e fornecer os conhecimentos básicos essenciais para o sucesso de sua jornada educacional”, afirma Saulo Souza de Macedo, Diretor de Educação a Distância do IFRO.

Para Elaine Oliveira Costa de Carvalho, Diretora-Geral do Campus Guajará-Mirim, “é uma grande satisfação darmos início a aula inaugural da Pós-Graduação em Saúde Pública, nosso primeiro curso na modalidade EAD. Essa oferta representa a concretização de um sonho coletivo. Sendo sonhado por anos, e agora elaborado com muito carinho pela nossa equipe”. A gestora finalizou desejando que o curso faça a diferença na carreira profissional dos pós-graduandos.

Durante a Semana de Acolhimento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do curso, as plataformas digitais utilizadas, bem como as ferramentas e recursos disponíveis para apoiar seu aprendizado. Além disso, foram apresentados aspectos importantes da metodologia de ensino a distância, dicas de organização e gerenciamento do tempo, e orientações sobre como aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para maximizar seu desempenho acadêmico. Campus Guajará Aula inaugural pós 2

"A Pós-Graduação em Saúde Pública EAD é um curso muito sonhado pela equipe de nosso campus desde 2019, e agora, em 2024, estamos concretizando esse sonho. Agradecemos a participação de todos os alunos e contamos com o apoio de cada um para alcançarmos excelentes resultados”, destacou Aline Ferreira da Costa Nery de Lima, Coordenadora do Curso.

Através de palestras, workshops e atividades interativas, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com professores, tutores e colegas de turma, estabelecendo conexões importantes que serão fundamentais ao longo de sua jornada acadêmica.

Para Jussara Santana, que está ingressando na pós-graduação em Saúde Pública, a Semana de Acolhimento foi uma experiência enriquecedora. "Estou muito feliz por essa oportunidade", compartilhou.

Ambientação às TICs

Promovidas pela DEAD, as ambientações ocorreram de forma síncrona pela plataforma RNP e tiveram como objetivo principal trazer conforto tecnológico para os alunos. A ambientação ocorreu no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). O acolhimento ficará disponível no ambiente virtual até o dia 29 de fevereiro, proporcionando aos alunos a oportunidade de se familiarizar com as plataformas.

A servidora Ilma Fausto, colaboradora da DEAD, enfatiza que “também estará disponível um grupo de WhatsApp para esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos possam ter. Essa iniciativa objetiva garantir que os alunos se sintam apoiados e confiantes ao utilizar as plataformas digitais para seus estudos”.