Estudantes do IFRO Guajará participam da 1ª Copa Binacional de Xadrez

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 08h04 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 08h04 | Acessos: 172

xadrez guajará3A 1ª Copa Binacional de Xadrez/Ajedrez Estudantil de la Frontera Brasil-Bolívia contou com a participação de estudantes brasileiros e bolivianos. Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, estiveram entre os competidores.

“O torneio ocorreu a partir de organização conjunta do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet/IFRO/Guajará) e do Projeto de Ensino “Clube de Xadrez” do IFRO com a Dirección Distrital de Educación de Guayaramerín (Bolívia), em que foi acertada a vinda de 20 estudantes das escolas bolivianas: Carlos Loayza Beltran, Armando Mollinedo Bacarreza, Roberto Fransen, San Martin de Porres II, Venezuela e Manuel Antonio Ojopi”, explica o Professor de Educação Física do IFRO e Coordenador do Nedet, Alexandre Servulo Ribeiro Hudson.

Conforme o docente, “existe uma lacuna hoje no IFRO Campus Guajará-Mirim de eventos que abranjam o jogo de xadrez, importante componente de jogos da cultura humana. Desta forma, a realização da Copa objetivou avançar na prática e disseminação da cultura do xadrez na fronteira. Já que, segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Campus Guajará-Mirim possui característica e potencial de binacionalização, isto é, deve visar a realização de ações conjuntas interligando Brasil e Bolívia”.

O evento aconteceu na tarde 21/11, com a expectativa de que contribua para o desenvolvimento local, “uma vez que o jogo, como elemento cultural, pode contribuir para a efetivação da cidadania e democracia na conexão Brasil-Bolívia”, finalizou o Professor Alexandre.

• xadrez-guajará1
  • xadrez-guajará2