Jornada da Suframa em Rondônia anuncia investimentos em projetos do IFRO executados em parceria pelos campi do IFRO

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 12h57 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 12h57 | Acessos: 204

IFROGuajará Suframa 11O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) esteve representado na primeira edição da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Rondônia. O evento ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro, em Porto Velho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). Idealizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a proposta reuniu as principais instituições atuantes no desenvolvimento da Amazônia com o objetivo de otimizar as políticas públicas regionais em prol da região. Do IFRO, marcaram presença representantes da Reitoria e dos Campi Porto Velho Calama e Guajará-Mirim.

Na oportunidade foram anunciados aportes de mais de R$ 20 milhões para financiar pesquisas sediadas em Rondônia. Parte destes aportes referem-se a 3 projetos do Instituto Federal de Rondônia, que foram aprovados junto ao Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CTIS), instituição coordenadora do programa prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial. Os projetos serão coordenados pelo Campus Guajará-Mirim em parceria com os Campi Porto Velho Calama e Vilhena, somando o montante de R$ 5.734.379,41, que serão investidos para formação de recursos humanos no estado, na área da Indústria 4.0.

Conforme o Superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, todas as instituições apresentarão seus portfólios de projetos, visando à criação de iniciativas conjuntas para promover o desenvolvimento regional e a integração da Amazônia. “A Suframa detalhará como os investidores podem aproveitar os benefícios fiscais, como a Lei de Informática, e como os empreendedores podem industrializar produtos com matérias-primas regionais e incentivos tributários”, destacou o dirigente.

Para o Professor do Campus Guajará-Mirim, Higor Santana, responsável pela estruturação dos projetos aprovados, a execução desses projetos pelo IFRO será um marco para a instituição, pois, além de permitir a formação de mais de 500 pessoas na temática da Indústria 4.0, possibilitará ao Instituto demonstrar sua capacidade técnica junto aos atores responsáveis pela operacionalização da Lei de Informática na região, o que deve gerar novas oportunidades de projetos, inclusive em outras áreas do conhecimento.

A Diretora do Campus Guajará-Mirim, Elaine Carvalho, ressalta que “a captação de recursos externos é de suma importância para ampliar nossas ações e possibilitar alcançar públicos que nossos braços não alcançam com o orçamento e pessoal que temos. Para a comunidade das três cidades envolvidas será uma grande oportunidade de conhecer o IFRO e receber uma capacitação gratuita, de qualidade, com foco no mundo do trabalho da Indústria 4.0. Aproveito para parabenizar a iniciativa dos nossos servidores envolvidos nesses projetos”.

O Professor Paulo Prates informou que o Campus Guajará-Mirim tem se empenhado em discutir e construir parcerias para a elaboração de projetos de Bioeconomia, os quais permitem manter serviços ecossistêmicos e gerar renda para as populações locais; informou também que o evento proporcionou espaço para entender as ações prioritárias de investidores e os caminhos para estreitar as relações institucionais.

Evento

A Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Rondônia possibilitou a reunião das principais instituições empenhadas no desenvolvimento da Amazônia. O IFRO se fez presente e o Campus Guajará-Mirim foi representado pelos Professores Neemias Hitotuzi e Paulo Prates. As palestras e discussões abordaram Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), ações de interiorização, Bioeconomia, incentivos fiscais e projetos industriais e Áreas de Livre Comércio (ALC).

O gerente Sênior de P&D do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), Alberjan Pinto, anunciou a aprovação de três projetos do IFRO que envolverão a capacitação de 650 pessoas e investimentos na ordem de 5,1 milhões, distribuídos entres os Campi Guajará-Mirim, Calama e Vilhena. Os projetos terão início em dezembro deste ano e serão direcionados para a Indústria 4.0 com foco na: aplicação de tecnologias da Indústria 4.0 na agricultura; implementação de um laboratório de experimentos para capacitação em manufaturas de indústrias; aplicação de tecnologias da Indústria 4.0 na área de saúde.

• IFROGuajará-Suframa_1
  • IFROGuajará-Suframa_10