Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Guajará-Mirim é reconhecido pelo MEC com conceito 4

Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2023, 18h48 | Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2023, 18h57 | Acessos: 45128

Campus Guajará Mirim Nota 4 Mec Ciências Biológicas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, alcançou junto ao Ministério da Educação (MEC) o reconhecimento do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A nota alcançada foi 4 (de um total que pode chegar até 5), demonstrando qualidade do curso agora com a titulação de reconhecido pelo MEC. A avaliação ocorreu de 20 a 22 de setembro de 2023.

Conforme a coordenadora do curso Kally Alves de Sousa, para o reconhecimento da licenciatura em Ciências Biológicas, o Ministério da Educação (MEC) nomeou uma comissão, formada por docentes de instituições conceituadas, para uma avaliação externa in loco.  A avaliação externa in loco, amparada pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), atestou a qualidade do ensino ofertado pela unidade educacional e atribuiu nota 4 à licenciatura em Ciências Biológicas.

"O reconhecimento da Licenciatura em Ciências Biológicas foi fundamental para sua continuidade e habilitou o Campus Guajará-Mirim a emitir diplomas válidos em todo o território nacional. A juntada de documentos e a preparação institucional para o reconhecimento foi um esforço coletivo, iniciado em 2021, sob a liderança da professora Quézia Cristina de Lima Santos. Em 2023, a professora Nathália Kelly de Araújo e eu fomos as responsáveis pela condução do processo, que envolveu toda a comunidade acadêmica”, disse a docente

Kally salientou a colaboração essencial de todos os servidores envolvidos no processo. “Em especial, dos membros do NDE (Núcleo Docente Estruturante) das Ciências Biológicas, que se dedicaram nos últimos anos a efetivar os estudos que garantiram o reconhecimento do nosso curso. Por fim, gostaria de destacar o apoio fundamental das professoras Elaine Oliveira Costa de Carvalho (Diretora-Geral) e Maria Enísia Soares de Souza (Diretora de Ensino) no processo e como a instituição se mobilizou para obtermos um resultado tão satisfatório", congratulou.

A Diretora-Geral do Campus, Elaine Oliveira Costa de Carvalho parabenizou as coordenadoras da Licenciatura em Ciências Biológicas, “pela prestabilidade, dedicação e liderança, que possibilitaram coordenar um trabalho em equipe primoroso que envolveu alunos, servidores e colaboradores do campus em prol de uma avaliação de curso precisa e justa. O curso recebeu nota 4, fruto do engajamento de todos, estamos muito felizes, pois nossa equipe é nota dez".

Sobre o  Curso

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas oferece anualmente 40 vagas. Funciona no período noturno com duração mínima de 4 anos. Tem como objetivo formar profissionais educadores habilitados a lecionar Biologia na Educação Básica de maneira contextualizada às características e demandas regionais, aliando teoria e prática para a formação de professores comprometidos com a construção de valores e atitudes para o desenvolvimento socioambiental.

O Licenciado em Ciências Biológicas deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdo dos diversos campos da Biologia, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências das Ciências Biológicas e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média. Para mais informações acesse o link: https://portal.ifro.edu.br/guajara-mirim/cursos/9541-curso-superior-2.