Licenciatura em Química do Campus Guajará-Mirim é reconhecido pelo MEC com conceito 4

Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 16h14 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 16h14 | Acessos: 60785

img materia conceito 4 mec GUAJARA QuimicaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, alcançou junto ao Ministério da Educação (MEC) o reconhecimento do Curso de Licenciatura em Química. A nota alcançada foi 4 de um total que pode chegar até 5, demonstrando qualidade do curso agora com a titulação de reconhecido pelo Ministério da Educação. A avaliação ocorreu de 18 a 25 de setembro de 2023, e a conquista foi recebida positivamente pela comunidade interna e externa do Campus Guajará-Mirim.

A Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química, Vanessa Lima Dias, explica que “os trabalhos para fins de reconhecimento de um curso superior começam desde o seu ato de autorização para funcionamento. Ou seja, a equipe de docentes, técnicos e gestão atua nesse processo desde 2019. Obviamente os trabalhos se intensificam a partir do quarto ano de funcionamento do curso, período em que já se espera a visita da comissão do Ministério da Educação para avaliar as condições do curso”.

“No curso de Licenciatura em Química a preparação com juntada de documentos começou ainda em 2022, sob a coordenação da Professora Elza Rocha, que me passou todos os detalhes do trabalho que ainda deveria ser executado. Assim, seguimos durante pouco mais de um ano nos atos preparatórios para a avaliação. Recebemos uma comissão composta por mulheres, docentes de grandes centros universitários do país, que durante alguns dias estiveram conosco em reuniões virtuais com o objetivo de conhecer a estrutura do campus, o corpo docente, o Núcleo Docente Estruturante do curso, os dirigentes da instituição e os licenciandos. Foram dias de muita entrega e muito aprendizado, estamos felizes com o reconhecimento do curso com conceito 4, essa é uma conquista de todo o Campus Guajará-Mirim”, comemora a Coordenadora sobre o resultado a partir dos esforços empenhados.

Nas palavras da Diretora-Geral do campus, Elaine Oliveira Costa de Carvalho, a “nota 4 para nós soa como 5, pois reconhecemos que só alcançamos essa nota graças ao trabalho primoroso da coordenação do curso e a responsabilidade e dedicação de todos os docentes, servidores técnicos, colaboradores e alunos, num trabalho em equipe louvável. Pois possibilitou a valorização máxima de alguns pontos de avaliação que equilibrou outros nos quais ainda estamos avançando, como exemplo, infraestrutura e pessoal”.

Segundo informações da Pesquisa Institucional (PI/IFRO) e da Coordenação do Curso de Licenciatura em Química do Campus Guajará-Mirim, para os diplomas serem validados em todo o país o curso deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação. Além disso, a nota 4 em uma escala de 5, demonstra a qualidade do curso.

A Pesquisadora Institucional do IFRO, Nicole Moura, relembra que o “Campus Guajará-Mirim foi concebido para atender a população da região que engloba os municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e inclusive a cidade boliviana de Guayaramerín, atuando, assim, como escola de fronteira. A Comissão Avaliadora apontou que as políticas institucionais no tripé acadêmico (ensino, extensão e pesquisa) estão implementadas de modo a promover oportunidades de aprendizagens alinhadas com o perfil do egresso. O corpo docente do curso é composto por 9 mestres e 8 doutores, e demonstrou, pela fala dos estudantes, estar disposto em apresentar uma formação de qualidade para os alunos do curso”.