Líderes de turma de Guajará-Mirim participam do Encontro de Lideranças Estudantis do IFRO em Colorado do Oeste

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2023, 13h26 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2023, 13h26 | Acessos: 66045

Guajará Elideres 5O VII Encontro de Lideranças Estudantis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (E-Líderes/IFRO) foi realizado dos dias 26 a 28 de setembro de 2023, no IFRO Campus Colorado do Oeste. Com representação de todos os campi da instituição, Guajará-Mirim levou 15 alunos.

Os alunos chegaram no dia 26 pela manhã em Colorado do Oeste e descansaram durante o dia, às 19 horas houve a abertura oficial do evento com a presença do Reitor Moisés José Rosa e em seguida alunos do próprio campus apresentaram atividades culturais e ofertaram uma mesa de lanches para os visitantes. O dia 27 foi recheado de palestras e um pit stop de demandas institucionais. Entre as palestras estavam: Estrutura organizacional do IFRO e as vias de participação estudantil; IFRO no ENET: o papel das lideranças estudantis no engajamento das pautas nacionais; Apresentação da Comissão Própria de Avaliação (CPA); e as mesas redondas E-Líderes 2022 – avanços e projeções e Promoção da paz nas Escolas. E os temas do pit stop foram: Políticas de infraestrutura, pessoal e orçamento na RFEPCT; Políticas de Assistência Estudantil; Vias de participação estudantil no IFRO; e Engajamento social e sustentabilidade ambiental. Já o dia 28 foi focado na construção da carta coletiva, onde os alunos inserem as demandas gerais ou necessidades urgentes de cada campus, identificadas durante o ano com o intuito de que sejam resolvidas durante o próximo ano.

O E-Líderes deste ano visou ao fortalecimento da gestão democrática da instituição, do protagonismo estudantil quanto aos aspectos de liderança, mobilização e participação dos estudantes nos diversos setores da instituição evidenciando a representatividade estudantil na construção das pautas. Segundo relataram os estudantes do Campus de Guajará-Mirim, “foi de grande importância, pois ficamos sabendo e repassamos a realidade e as problemáticas de cada campus. Vamos juntar as forças da liderança para reivindicar ainda mais melhorias para nossos alunos. Passamos quase 18 horas na estrada, saindo de Guajará-Mirim no micro-ônibus até Porto Velho e lá trocamos para o micro maior do Campus Calama (vai nosso agradecimento)”.

Os estudantes ainda relatam ter sido uma experiência sensacional. “A cada participação de nossos estudantes, a cada opinião, cada reivindicação, vimos que valeu a pena esse percurso. Parabéns aos discentes de Guajará-Mirim! Através dos próprios estudantes nas modalidades de Técnico Integrado, Técnico Concomitante, Técnico Subsequente e Graduação, tiveram a responsabilidade de formular a Carta para a Reitoria com as principais pautas reivindicatórias para o próximo ano, somos sabedores que algumas pautas são para longo prazo, e que muitas das que foram feitas na carta do ano passado, em 2022, ainda não se realizaram, porém incluímos novamente, e como Diretor Estadual da Fenet (Federação Nacional de Alunos de Escolas Técnicas), criamos um grupo de WhatsApp chamado: Coletivo Pró-Fenet no qual os alunos podem e devem compartilhar o que está ocorrendo em seus campi, e juntos formularemos um documento único endereçado à Reitoria para somarmos forças em prol de uma solução em curto prazo. Torcemos para que através dos setores que compõem a Reitoria, eles deem uma atenção especial a cada reivindicação e que sejamos atendidos!”, conclui o Presidente do Grêmio Estudantil do IFRO Campus Guajará-Mirim e Diretor Estadual da Fenet, Márcio Murilo.

• Guajará-Elideres_1
  • Guajará-Elideres_10