Estudantes e servidores do IFRO participam da 5ª Festa do Leite de Nova Mamoré

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 13h47 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 13h47 | Acessos: 47360

Festa do Leite no Distrito de Palmeiras 2Representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, estiveram na 5ª Festa do Leite de Nova Mamoré, que ocorreu de 30 de agosto a 2 de setembro, no Distrito de Palmeiras, município de Nova Mamoré (RO).

Com organização do Centro de Inovação Tecnológica (CIT/IFRO/Guajará-Mirim), por meio do Coordenador Ranieri Braga dos Santos, o objetivo da participação foi o de produzir um documentário sobre o evento. Os alunos filmaram, fotografaram e entrevistaram participantes do evento das mais diversas áreas. A atividade para além da sala de aula foi oportunizada pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Diretoria de Nova Mamoré, que forneceu o espaço para exposição de materiais e alocação de alunos e professores.

Na sexta-feira, os Professores Marcelo Holanda (Coordenador do Curso de Biotecnologia) e Ranieri Braga visitaram uma plantação de Café Clonal, junto com alunos dos Cursos Técnicos em Informática e em Biotecnologia. Foi realizada uma breve explanação sobre o plantio de café na região e os métodos de irrigação do solo. Na ocasião, eles foram acompanhados pelo Diretor da Emater-RO de Nova Mamoré, Cícero de Souza.

No sábado, principal dia do evento, os alunos acompanharam desde a ordenha matinal, realizada às 6 da manhã, até a premiação do concurso de vacas leiteiras, que é uma das atrações principais da festa. O evento conta com a presença de mais de 29 organizações, entre fazendas, empresas, bancos, cooperativas de crédito e órgãos governamentais. A expectativa de público era superior a 7 mil pessoas. Além do concurso leiteiro, a Festa do Leite produz todos os anos um queijo do tipo muçarela, de mais de 500 quilos, que é pesado e depois distribuído ao público na última noite do evento.

“Com intuito de fomentar o tripé ensino, pesquisa e extensão, a participação do Campus de Guajará-Mirim no evento foi marcada por muito conhecimento e entusiasmo, ressaltando a importância da aproximação do campus com a comunidade local”, finalizou Ranieri.

• Festa_do_Leite_no_Distrito_de_Palmeiras_1
  • Festa_do_Leite_no_Distrito_de_Palmeiras_2