Palestra sobre o que é ser homem ocorre junto com a disciplina Direitos Humanos e Diversidade em Guajará

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2023, 13h18 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 13h21 | Acessos: 43564

Palestra Guajará 1O que é ser homem no Brasil? O tema foi discutido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim. A ação integrada foi no dia 16 de agosto, conforme programação realizada junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidades nos Contextos Amazônicos (Awina), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/IFRO/Guajará-Mirim), os coletivos estudantis Cunhantã e Ubuntu, os professores da disciplina de Direitos Humanos e Diversidade e o Comitê de Diversidade e Equidade (TRT 14ª Região, Emeron, MPT, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e Ministério Público do Estado de Rondônia).

O público assistiu a um documentário que ouviu mais de 40 mil pessoas sobre o que é ser homem no Brasil e em seguida participou de uma roda de conversa sobre os temas do filme. A atividade foi realizada no horário da disciplina de Direitos Humanos e Educação para a Diversidade (4° período de Biologia), com o evento sendo aberto ao público.

O Documentário “O Silêncio dos Homens”, produzido pelo instituto Papo de Homem, apresenta os resultados de uma pesquisa com o tema ser homem no Brasil. O filme é uma investigação sobre as dores, obstáculos, valores, qualidades e processos de mudança dos homens. Segundo os organizadores do evento em Guajará, o tema é relevante para a população de Rondônia, tendo em vista os altíssimos índices de violência doméstica e de gênero registrados no estado. A constatação pode ser conferida conforme o alto número de processos que existem em tramitação nos Juizados de Violência Doméstica e Familiar na cidade de Porto Velho. Também está programado que os reflexos da masculinidade serão debatidos em evento realizado pelo Comitê Interinstitucional nas comarcas rondonienses.

O mês de agosto será marcado por uma série de ações com o tema Masculinidade em Rondônia. Realizado pelo Comitê Interinstitucional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, o projeto “O Silêncio dos Homens” chegará às comarcas do estado através de diversos parceiros que farão exibição do documentário homônimo, seguida de uma roda de conversa para debate dos temas abordados.

Serão realizadas mais de 20 exibições do projeto em Fóruns, Tribunais do Júri, Promotorias de Justiça, Batalhões de Polícia e faculdades distribuídas em dez localidades que já aderiram ao projeto. Estima-se que mais de 4 mil pessoas sejam impactadas pelo projeto a partir do dia 4 de agosto em Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho e Vilhena.

No IFRO Guajará-Mirim, o público assistiu ao documentário e depois participou de grupos menores que debateram tópicos temáticos, em conversas rápidas. O trailer de “O Silêncio dos Homens” pode ser conferido em https://youtu.be/UzWyx_TcPmQ

O projeto

O documentário foi produzido pelo Instituto Papo de Homem, e apresenta os resultados de uma pesquisa que ouviu mais de 40 mil pessoas sobre o que é ser homem no Brasil. Entre os tópicos que serão debatidos no evento estão: teorias e crenças que existem na sociedade; fatores que contribuem para a construção das masculinidades; e os movimentos de transformação dos homens.

Em Rondônia, o Comitê Interinstitucional é composto pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Ministério Público de Rondônia e Ministério Público do Trabalho da 14ª Região em Rondônia e no Acre (PRT14) e sociedade civil.

• Palestra-Guajará_1
  • Palestra-Guajará_10