Encerramento de semestre é marcado por Mostra de Danças no Campus Guajará-Mirim

Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 19h12 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 19h12 | Acessos: 122081

Campus Guajará Mirim Mostra de Danças 8

No encerramento do segundo semestre (25/11), foi realizada a 1ª Mostra de Danças no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim. No evento, dezenas de estudantes do segundo ano do ensino médio integrado dos cursos de Biotecnologia e Informática apresentaram danças com o acompanhamento de vários estilos musicais brasileiros e internacionais. A Mostra aconteceu como parte da programação da Semana da Consciência Negra da unidade. Participaram das atividades comunidades interna e externa.

Foram realizadas 12 apresentações de grupos de danças compostos pelos estudantes. Houve uma banca de jurados composta por cinco servidores do campus que atribuíram notas e, a partir disso, houve premiação de medalhas para os 1º, 2º e 3º lugares. As danças realizadas pelos grupos foram acompanhadas com os seguintes estilos musicais: Carimbó; Afro Pop/ Pop brasileiro; Reggaeton; K-Pop; Forró; Pagode; Pop Afrolatino; Pop Internacional; Piseiro; Pop Rock; Hip Hop; Funk

A atividade foi conduzida como parte da disciplina de Educação Física lecionada pelo Professor Alexandre Hudson, com apoio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e de servidores e estudantes colaboradores. O objetivo da Mostra foi propiciar as vivências das danças, conteúdo essencial da cultura corporal do movimento, através de vários estilos musicais brasileiros e internacionais, com raízes nas manifestações da cultura do povo negro.

“A atividade de ensino realizada é de fundamental importância para ampliar as vivências dos conteúdos da cultura corporal, propiciar momentos de expressão corporal e divulgação das danças que dialogam com a cultura do povo negro brasileiro”, destaca o docente, que completa afirmando que essa é a primeira de muitas ações de ensino e extensão com fins de divulgação e prática de danças no campus.

Para o estudante José Gabriel (do 2° ano de Biotecnologia), cujo grupo dançou o estilo Forró, a realização desse tipo de evento proporciona “momentos de descontração e divertimento, além de proporcionar um maior conhecimento sobre a história de como foi criado um determinado ritmo musical. Também proporcionou uma maior união entre as pessoas.”.

A estudante Yasmin Fernandes (do 2º ano de Informática), empolgada com a apresentação de Piseiro do seu grupo, reforçou a importância da Mostra de Danças, pois “além de ter descoberto as origens das danças, foi uma experiência sensacional”.

• Campus_Guajará-Mirim_-_Mostra_de_Danças_1
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Mostra_de_Danças_10