Campus Guajará-Mirim e CMAE discutem tema TDAH com servidores do IFRO

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2022, 12h36 | Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2022, 12h36 | Acessos: 135425

14 9Palestra Napne 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, em parceria com o Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE) de Guajará-Mirim, promoveu a palestra “TDAH e o Processo de Aprendizagem”. Organizada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), diante da necessidade de capacitar docentes e técnicos em relação ao processo de ensino dos alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

“Oportunizar ‘formação’ sobre temas específicos para os profissionais da educação é essencial dentro do processo de ensino, pois irão refletir tanto na qualidade do trabalho do professor como no resultado do aluno. Momentos como este são essenciais dentro do contexto escolar”, afirma a Psicopedagoga do CMAE, Wisnete Ojopi.

A ação ocorreu no IFRO Campus Guajará-Mirim, no dia 1º de setembro de 2022, reunindo professores e técnicos administrativos relacionados ao ensino. O campus tem dois alunos com laudo confirmatório de TDAH matriculados no curso integrado, dessa forma, é importante que os professores tenham noção de como funciona a mente e a maneira como aprendem, visando garantir permanência e êxito no percurso formativo do ensino médio.

Para o Professor de Informática, Ranieri Braga, “primeiramente gostaria de agradecer pela oportunidade de falar sobre o tema. Abordar o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade no ambiente escolar é fundamental para a construção de um instituto mais inclusivo. Gostaria de destacar também, a riqueza de detalhes com que o assunto foi trazido. De forma simples e didática, aprendemos métodos e técnicas que podem nos auxiliar na identificação e no trato de alunos que se enquadram nesta condição”.

A Lei 14.254, de 30 de novembro de 2021, no artigo 5º, traz: “os sistemas de ensino devem garantir aos professores da educação básica amplo acesso à informação [...] e formação continuada para capacitá-los à identificação precoce dos sinais relacionados aos transtornos de aprendizagem ou ao TDAH, bem como para o atendimento educacional escolar dos educandos”.

De acordo com os integrantes do Napne, como instituição de ensino cabe ao IFRO capacitar seus profissionais para que possam atuar frente às mais variadas formas de aprender e para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Um aluno com TDAH possui características específicas que precisam ser levadas em consideração ao preparar e ministrar as aulas e compreender isso com clareza permitirá aos professores adotar metodologias mais adequadas e principalmente ajudará o aluno a se sentir valorizado em sua individualidade e como parte integrante da escola.