Campus Guajará-Mirim realiza 1ª Semana de Enfermagem IFRO

Publicado: Terça, 12 de Julho de 2022, 17h49 | Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2022, 17h49 | Acessos: 147963

Enfermagem Semana em GuajaráO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Guajará-Mirim, realizou a 1ª Semana de Enfermagem IFRO, com o tema “Desafios da enfermagem em região de fronteiras geográfica, étnica e cultural”. O evento ocorreu no IFRO Campus Guajará-Mirim, dias 9 e 10 de julho, organizado pela Coordenação do Curso Técnico em Enfermagem (CCTENF/GJM/IFRO) e pela Direção-Geral do Campus Guajará-Mirim, com a finalidade de discutir os desafios da atuação dos profissionais de enfermagem em região de fronteira.

Durante o evento, ocorreram atividades como palestras, mostra de trabalhos acadêmicos, aula sobre suporte básico de vida e minicursos sobre parada cardiorrespiratória; primeiros socorros em acidentes ofídicos; rotina de enfermagem obstétrica; teste rápido para sífilis; emergências obstétricas; e NRs atualizadas (com ênfase na NR32 e o papel do técnico de enfermagem do trabalho na NR4). Mais as oficinas de vigilância epidemiológica e imunização; puberdade e puberdade avançada; pré-natal; rastreamento e diagnóstico precoce de câncer de mama com minicurso prático de ECM; atuação da enfermagem no uso de métodos não farmacológicos para o alívio da dor durante o trabalho de parto; saúde indígena; farmacologia básica com minicurso prático de preparo, cálculo de medicamentos e técnicas de administração; e treinamento prático sobre desengasgo e desobstrução das vias aéreas.

A Semana de Enfermagem IFRO foi realizada em consonância com a 28ª Semana da Enfermagem, promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do estado de Rondônia (Coren/RO), com o tema “Os avanços e conquistas no exercício profissional da enfermagem”. O encontro teve parceria com a Universidade do Norte do Paraná (Unopar) de Guajará-Mirim, com a colaboração da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) e da Treining Service (Empresa Especializada em Capacitação e Educação Continuada), com o apoio do Coren/RO, da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau/RO) e das Secretarias Municipais de Saúde de Guajará-Mirim (Semsau) e de Nova Mamoré (Semusa).

No encerramento, foi feita a entrega do Prêmio IFRO 2022 “Destaques da Enfermagem no Vale do Mamoré”, que homenageou Carmelita Ferreira Gomes Teotônio (Técnica de Enfermagem do Ex-Território Federal de Rondônia a serviço da Semsau/Guajará-Mirim desde abril de 1978) e Ivanice Menezes de Souza (Técnica de Enfermagem a serviço da Semusa/Nova Mamoré desde junho de 1990).