Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Docente representa IFRO na organização do III Congresso de Pesquisadores(as) negros(as) da Região Norte

Publicado: Sexta, 08 de Outubro de 2021, 08h00 | Última atualização em Sexta, 08 de Outubro de 2021, 08h09 | Acessos: 226958

Professor Guajará MirimO Instituto Federal de Rondônia (IFRO) foi representado na organização do III Congresso de Pesquisadores(as) negros(as) da Região Norte (III Copene Norte) pelo professor Augusto Rodrigues de Sousa, que leciona filosofia no Campus Guajará-Mirim. O evento realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadoras e Pesquisadores Negros e Negras (ABPN), Consórcio Regional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) e Grupos Correlatos e Universidade Federal de Rondônia (UNIR) ocorreu entre os dias 04 e 07 de outubro.  

Com o tema “Amazônias Negras e a Pandemia do Racismo: resistências, identidades étnico-raciais e 10 anos de políticas de ações afirmativas”, o evento on-line, sediado pela UNIR - Campus Ji-Paraná, reuniu pesquisadoras e pesquisadores negros, aliados da causa da equidade racial na educação e discentes dos diversos níveis educacionais para compartilhar conhecimentos, pesquisas, experiências de iniciação científica, dentre outras atividades. O professor Augusto Rodrigues, que também é egresso do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Campus Porto Velho Calama, participou da organização do evento, compondo a comissão organizadora e coordenando a equipe de comunicação. Dessa forma, o IFRO também foi representado nesse evento de valorização da produção intelectual de pesquisadores negras e negros na região Norte.

“Participar da organização do III Copene Norte foi uma experiência muito bonita de criar redes com pesquisadores e pesquisadoras negros e negras de toda a região norte. Ao mesmo tempo, fiquei feliz em trazer a reflexão da educação profissional para o debate proposto. O Copene regional foi uma experiência de aquilombamento entre nós, pesquisadores negros da Amazônia, doutores, mestres, especialistas, professores da educação básica, alunos da iniciação científica. O IFRO esteve presente nesse processo e agora temos a oportunidade consolidar os Neabis e grupos correlatos entre nós”, disse o docente.

Na mesa de abertura, a presença do professor Augusto foi destacada pela professora Dra. Marcela Pereira, reitora da UNIR, que salientou a alegria pela oportunidade de trabalho conjunto entre as duas instituições. O presidente nacional da ABPN, professor Dr. Cleber Vieira, salientou o trabalho incansável de organização promovido pelo docente do IFRO na organização do evento, em especial nesse tempo de pandemia. Por fim, o professor Dr. Paulo Dutra, coordenador geral do evento, salientou que “o professor Augusto foi um achado! Trabalhou intensamente na realização desse evento”.

As transmissões do III Copene Norte podem ser acessadas nos canais no Youtube do próprio evento, da UNIR- Campus Ji-Paraná e da ABPN. Os anais do evento e publicações especiais do evento estarão disponíveis em breve no site: http://copenenorte2021.abpn.org.br

  • Professor_Guajará-Mirim
  • Professor_em_atividades_do_evento1
  • Professor_em_atividades_do_evento2
  • Professor_em_atividades_do_evento3
Fim do conteúdo da página