Estudantes, professores e técnicos fazem escolha de direção-geral para os próximos dois anos

Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 15h35 | Última atualização em Quarta, 30 de Junho de 2021, 15h35 | Acessos: 133068

Eleição de Diretor Geral Campus Guajará Mirim

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, está em Processo de Consulta à Comunidade para a escolha de Diretor(a)-Geral do biênio 2021-2023. A votação ocorrerá no dia 2 de julho (sexta-feira), das 8 às 21 horas. No colégio eleitoral estão aptos a votar os servidores do quadro permanente e os discentes regularmente matriculados até o dia 15 de junho de 2021. Os documentos relativos à Consulta podem ser acessados pelo Portal do IFRO AQUI.

Conforme a Presidente da Comissão Eleitoral Local, Aline Ferreira da Costa Nery de Lima, “o Processo de Consulta à Comunidade para o Cargo de Diretor-Geral do Campus Guajará-Mirim demonstra-se importante à medida que possibilita a participação e a interação dos sujeitos no processo educacional, contribui para a construção da autonomia da escola e dos seus educandos. Visto que é o momento de exercício da cidadania, ou seja, uma gestão democrática”.

“Este é um momento visto como ímpar para a comunidade de servidores e alunos, pois auxilia no processo de tomada de decisões e aperfeiçoa o processo educativo, considerando que a escola é ambiente de mudança da sociedade e de formação de indivíduos críticos e autônomos. A democracia é declarada quando a comunidade escolar tem participação nas atividades da instituição. Por isso, é necessário que discentes e servidores do Campus Guajará-Mirim participem do processo eleitoral, para poder cobrar comprometimento, acompanhar e avaliar a gestão”, acrescenta Aline Lima.

No dia 28 de junho, ocorreu de forma virtual/híbrida o debate virtual. Candidata única, a Professora Elaine Oliveira Costa de Carvalho teve dez minutos iniciais para expor sua proposta de plano de trabalho, respondeu às perguntas e depois fez suas considerações finais no tempo regulamentado. O evento foi transmitido no canal oficial do IFRO Campus Guajará-Mirim no YouTube e as servidoras Dunia Isabel Orihuela Coimbra e Marina Santos fizeram a interpretação em Libras.

A eleição e o debate seguem a regulamentação de resoluções aprovadas pelo Conselho Superior (Consup/IFRO). As perguntas puderam ser enviadas por meio do chat do canal, com a Comissão Eleitoral Local selecionando para o debate na ordem: discente, docente ou técnico administrativo.

“Assim que o Campus Guajará-Mirim completou cinco anos, o Consup deflagrou a eleição para o cargo de Diretor(a)-Geral, conforme a legislação, e nomeou a Comissão Preparatória do Processo Eleitoral (CPPE), que publicou o regulamento da escolha da Comissão Local Eleitoral. As Comissões estão trabalhando em conjunto para o êxito de todo o processo. Por parte da CPPE, destacamos a importância do processo democrático de escolha dos nossos Gestores, entre os servidores do quadro do IFRO, e ressaltamos que no dia 2 de julho toda a comunidade interna do Campus Guajará-Mirim poderá participar, votando através de um sistema virtual, de maneira segura”, afirma Gilmar Alves Lima Júnior, integrante docente da CPPE.

Ainda durante o debate, o Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IFRO, Erlan Fonseca Souza, fez esclarecimentos sobre como será o processo de votação, que ocorre toda de forma eletrônica e por meio de acesso ao sistema SUAP https://suap.ifro.edu.br/.

Para assistir ao debate no YouTube, acesse AQUI.

Para documentos referentes à eleição, acesse AQUI.