Campus Guajará-Mirim realiza live de divulgação das inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2021

Publicado: Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 15h45 | Última atualização em Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 15h46 | Acessos: 237739

JE2021

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, realiza live para divulgar as inscrições que estão abertas nacionalmente para o Programa Jovens Embaixadores. A atividade é aberta aos alunos do ensino médio de escolas públicas em geral e terá transmissão pelo YouTube do campus, na quarta-feira (3), às 19 horas.

Desde 2002, o Programa Jovens Embaixadores (JE) vem sendo realizado enquanto uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América. O JE é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Segundo a Coordenadora-Geral Centro de Idiomas do Campus Guajará-Mirim, Diana Ketlem Nascimento, o encontro de quarta-feira servirá para divulgar as inscrições e explicar aos alunos sobre o funcionamento do programa, sanando dúvidas. “O evento está sendo organizado pelo campus, mas é aberto para todos os outros campi e também para outras escolas”, explica a docente.

“É uma oportunidade para eles colocarem em prática o inglês, ou no caso motivá-los a aprender mais o idioma. O estado de Rondônia sempre envia representantes e a expectativa é que esse ano tenhamos representantes do IFRO”, diz.

Diana foi Jovem Embaixadora no ano de 2009 e atualmente é Professora de Língua Inglesa no IFRO Campus Guajará-Mirim. No evento, também estará presente Eduarda Caroline, Jovem Embaixadora 2020 de Rondônia.

Intercâmbio 2021

Segundo informações do Programa Jovens Embaixadores (JE), uma vez que o mundo continua em alerta e com muitas restrições devido à pandemia da covid-19, caso não seja possível a realização do intercâmbio nos Estados Unidos em julho de 2021, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio em formato virtual bastante interativo e inovador.

As inscrições estão abertas até o dia 14 de março. Os pré-requisitos para participar do JE é ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa; ser aluno do ensino médio na rede pública brasileira e já ter cursado pelo menos o 1º ano do ensino médio em 2020 – alunos que iniciarão o 1º ano do ensino médio em 2021 não poderão se candidatar; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado para os Estados Unidos; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; e estar atualmente engajado em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos seis meses.

Links

Para acessar para a live do Campus Guajará-Mirim na próxima quarta-feira, com transmissão pelo YouTube, a partir das 19 horas, clique AQUI.

Para acessar a página dos JEs para mais informações sobre o programa, clique AQUI.