Seleção aberta para curso de salgadeira e para colaboradores em projeto Mulheres de Origem em Guajará-Mirim

Publicado: Terça, 26 de Janeiro de 2021, 17h48 | Última atualização em Terça, 26 de Janeiro de 2021, 17h49 | Acessos: 228763

Campus Guajará MirimO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, está com dois editais de extensão abertos para seleção. Há vagas para o Curso de Formação Inicial em Salgadeira e para a contratação de colaboradores que atuarão nas iniciativas. As ações fazem parte do Projeto Mulheres de Origem, que é uma realização do IFRO em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para oferta de Cursos de Formação Inicial a mulheres imigrantes de outros países, de comunidades tradicionais e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Curso Salgadeira

São 40 vagas para o Curso de Formação Inicial em Salgadeira, ofertado por meio do Edital 2/2021/GJM - CGAB/IFRO, sem pagamento de mensalidade e taxa de inscrição. As candidatas serão pré-selecionadas, no período de 25 de janeiro a 15 de fevereiro de 2021, com apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), vinculados à Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social (Semtas) de Guajará-Mirim. A Semtas terá como prioridade, para a composição do demonstrativo de indicação, as mulheres inscritas no Cadastro Progredir, do Governo Federal, que tenham interesse em participar do curso.

Com carga-horária de 160 horas, o curso será ofertado de forma presencial no Campus Guajará-Mirim. O projeto possui três eixos de formação: qualificação profissional (oferta dos componentes curriculares), empreendedorismo (componente curricular e orientação para o mercado de trabalho) e concretização/inserção no mercado de trabalho (monitoria, estágio, empregabilidade e/ou desenvolvimento autônomo de negócios).

Na seleção, o IFRO Campus Guajará-Mirim utilizará da seguinte ordem de seleção: pelo menos 30% para mulheres imigrantes de outros países; até 50% para mulheres refugiadas; até 70% para mulheres oriundas de comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ribeirinhas e outras, além de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica; e outras mulheres, em caso de vagas disponíveis após a aplicação das prioridades.

Entre os requisitos para ingresso no curso estão possuir Ensino Fundamental I completo (1º ao 5º ano), ter no mínimo 18 anos, enquadramento no público-alvo e possuir disponibilidade de tempo para os estudos. Após o envio pela Semtas, o Campus Guajará-Mirim fará o sorteio para classificação da ordem das candidatas. As selecionadas deverão fazer entrega de documentos comprobatórios dos requisitos de ingresso, no Departamento de Extensão (Depex/IFRO), Campus Guajará-Mirim (Avenida 15 de Novembro, 4849, Bairro Planalto).

As participantes receberão auxílio financeiro na forma de bolsas de estudo no valor de R$ 100 mensais, durante três meses, totalizando R$ 300 para cada estudante. O valor servirá de auxílio na compra de material necessário ao curso, alimentação e/ou transporte.

O sorteio de candidatas indicadas deverá ser realizado no dia 19 de fevereiro de 2021. Já o resultado final e a convocação para entrega de documentação e matrícula têm previsão de ocorrer de 27 de fevereiro a 5 de março de 2021. As aulas ocorrerão no primeiro semestre deste ano.

Colaboradores

Na seleção de colaboradores, Edital º 3/2021/GJM - CGAB/IFRO, podem participar profissionais com ou sem vínculo com o serviço público, conforme os requisitos de ingresso indicados para cada função.

No quadro de vagas, para Apoio Técnico para Gestão Acadêmica e Apoio Técnico para Gestão Financeira, as vagas são restritas a servidores do próprio campus do IFRO, em razão dos requisitos de acesso ao sistema.

Para a vaga de Supervisor de Curso, o requisito é possuir curso de licenciatura em qualquer área, com especialização em supervisão escolar. No caso de Monitor, exige-se graduação em qualquer área, com experiência comprovada em atividades ligadas à educação em tutoria ou ministração de aulas de no mínimo seis meses. Em ambos os casos é necessário possuir vínculo enquanto servidor público, em razão da fonte da disponibilidade financeira.

O mesmo ocorre nas vagas de professores formadores, em que é preciso ter graduação na área de formação do componente curricular a ser ministrado, havendo necessidade de ser servidor público, em razão da fonte financeira. E na segunda opção de vaga de professor formador, pede-se ter ensino médio com comprovação de experiência de pelo menos dois anos na culinária de salgados.

O valor/hora de cada bolsa varia conforme função. As inscrições se encerram dia 6 de fevereiro de 2021. A inscrição será realizada via e-mail, com preenchimento do requerimento de inscrição anexado aos demais documentos solicitados. O endereço de envio é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Conforme o cronograma, a homologação de resultados e convocação dos candidatos selecionados será dia 15 de fevereiro e a entrega da documentação pelos candidatos convocados será de 25 a 28 de fevereiro de 2021. O início das atividades dos colaboradores ocorrerá conforme a programação do campus.

Confira informações sobre as vagas para o Curso de Salgadeira clicando AQUI.

Confira sobre as vagas para Colaboradores dos cursos FIC clicando AQUI.