Edital nº 02/2021 -  Seleção de Candidatas para Curso de Formação Inicial em Salgadeira

Publicado: Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 17h05 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 17h05 | Acessos: 1599

SELEÇÃO DE CANDIDATAS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM SALGADEIRA A Diretora Geral do Campus Guajará-Mirim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em atendimento à Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, artigo 7º, inciso II, torna público o Edital de abertura de inscrições de interessadas em participar como estudantes do Curso de Formação Inicial em Salgadeira, vinculado ao Projeto Mulheres de Origem, de acordo com as disposições a seguir.

1. OBJETO, OBJETIVO E PÚBLICO-ALVO

1.1 O Projeto Mulheres de Origem, do Instituto Federal de Rondônia em parceria com a Secretaria Nacional de Política para Mulheres (SNPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, envolve um conjunto de Cursos Profissionalizantes (sem mensalidade e sem taxa de inscrição) na modalidade Formação Inicial e Continuada, destinado exclusivamente a mulheres e prioritariamente a mulheres imigrantes de outros países e com origem em comunidades tradicionais.

1.2 O Projeto possui três eixos de formação: qualificação profissional (oferta dos componentes curriculares), empreendedorismo (componente curricular e orientação para o mercado de trabalho) e concretização/inserção no mercado de trabalho (monitoria, estágio, empregabilidade e/ou desenvolvimento autônomo de negócios).

1.3 O Projeto Mulheres de Origem se fundamenta justamente na oferta de uma educação profissional emancipatória, possível pelo desenvolvimento da capacidade de gerar renda a mulheres imigrantes e de origem em comunidades tradicionais ou grupos em vulnerabilidade socioeconômica.

1.4 O curso de Salgadeira é profissionalizante e adequado às demandas de mercado da região onde as mulheres almejam aprender uma profissão.

1.5 O objetivo deste Edital é selecionar candidatas para o Curso de Formação Inicial em Salgadeira, a ser oferecido pelo Campus GuajaráMirim.

1.6 O público-alvo prioritário são as mulheres imigrantes, de comunidades tradicionais e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como as pessoas desempregadas, em situação de risco, ribeirinhas, quilombolas e outras. 1.7 São consideradas mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica as que possuam renda familiar per capita (por pessoa) de até um salário mínimo e meio.

Editais e Resultados: