Visita ao Instituto Técnico Incos de Guayaramerin resulta em parceria para oferta de cursos FIC na fronteira

Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 14h07 | Última atualização em Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 14h26 | Acessos: 212577

Visita ao Instituto Incos1

Representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, realizaram visita ao Instituto Tecnico Incos Guayaramerin, no dia 11 de dezembro de 2020. Como resultado houve definição de três ações iniciais para 2021: a oferta de dois cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) em Português para Estrangeiros e em Escrita Científica e a organização de um evento conjunto das duas instituições divulgando todos os cursos ofertados e as ações realizadas.

A ação visou conhecer a estrutura física, funcionamento e cursos ofertados pela instituição boliviana. Na reunião foi feito o levantamento inicial de demandas e o planejamento de um convênio entre o IFRO e Incos, a exemplo do já firmado com a Universidad Autónoma del Beni (UAB).

Localizado em Guayaramerin, Departamento do Beni, na Bolívia, o Instituto Incos oferta no momento cinco carreiras de nível técnico: Contadoria Geral, Administração de Empresas, Secretariado Executivo, Sistemas Informáticos e Construção Civil. Na reunião, o Instituto Incos estava representado por seu Diretor Acadêmico, Angel Juchasara Mercado, e os coordenadores das cinco formações ofertadas na instituição.

A Diretora-Geral do Campus Guajará-Mirim, Elaine Oliveira Costa de Carvalho, explica que a realização do convênio amplia as ações do IFRO, sua rede de contatos e parcerias. Além de fortalecer as ações de internacionalização, aumentando as possibilidades de experiências vivenciadas pelos nossos estudantes e servidores, bem como, a possibilidade de atender não só a população de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, mas também, contribui numa participação ativa no desenvolvimento do município de Guayaramerin.“As parcerias com instituições bolivianas levam o IFRO a um novo patamar, fortalecendo sua missão, construindo conhecimento através das ações do ensino, pesquisa e extensão na fronteira Brasil-Bolívia”, afirma Elaine Carvalho.

Para a Diretora de Ensino do Campus Guajará-Mirim, Cícera Alexsandra Costa dos Santos, “o estabelecimento do convênio do Instituto Federal com o Instituto Incos proporcionará ao IFRO a oportunidade de beneficiar a população de ambas as cidades com suas ações, garantindo o acesso a uma educação gratuita e de qualidade. Nesse sentido a cooperação acadêmica em todos os eixos do IFRO, ensino, pesquisa e extensão, possibilitará o intercâmbio dos docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, ofertando cursos em conjunto, certificando os estudantes com validação para ambos os países e a realização de pesquisas em conjunto”.

A Diretora de Ensino finaliza dizendo que “[...] com a parceria internacional, os servidores e estudantes terão a oportunidade de conviver de maneira mais aprofundada com a língua local, podendo mudar o nível de sua fluência. Portanto, o convênio possibilitará a oferta de uma educação profissional, científica e tecnológica de excelência, sendo a população a principal beneficiada com as ações desenvolvidas.”

• Visita_ao_Instituto_Incos1
  • Visita_ao_Instituto_Incos2