Campus Guajará-Mirim inicia aulas on-line do Centro de Idiomas

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 13h49 | Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 14h06 | Acessos: 107188

idiomas guajara

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, iniciou as aulas do centro de idiomas de Inglês 1 e Espanhol 1, no dia 9 de setembro de 2020. Também ocorreu a volta às aulas, de modo virtual, do curso da língua Wari. A previsão de é que o encerramento das aulas seja na segunda semana de dezembro.

Segundo a Coordenadora do Centro de Idiomas, Diana Ketlem Paula do Nascimento, com a oferta ocorrendo de forma virtual os inscritos vieram de diversas regiões. Há alunos de várias cidades de Rondônia, como Porto Velho, Ouro Preto do Oeste, Espigão do Oeste, Vale do Paraíso, Guajará-Mirim e de outros estados como Pernambuco e Espírito Santo. Dessa forma, o campus está ampliando o conhecimento dos alunos nos diversos idiomas oferecidos e tornando o centro de idiomas mais conhecido para futuros editais.

As aulas oferecidas pelo centro de idiomas do Campus de Guajará-Mirim de modo virtual são ministradas em dois encontros semanais. “Aprender um novo idioma é algo que hoje é imprescindível. E ter um curso gratuito é algo que temos que valorizar já que hoje um curso de idiomas é bem caro. Ações como essa fortalecem a instituição que é o Instituto Federal e ao mesmo tempo nos traz mais visibilidade”, avalia a Professora Diana.

Sávio Fernando de Azevedo Mendes Figueiredo Júnior, residente em Recife (PE) e aluno de espanhol, comenta: “Sou suspeito para falar, porém fiquei e estou muito entusiasmado com a oportunidade de poder aprender uma língua nova, justamente com a credibilidade que um Instituto Federal tem. A aula é bem intuitiva, por mais que eu esteja em outro fuso horário, a aula passou como o vento de tão boa que foi, aprendi um tantão de coisa que eu não fazia ideia”.

“O início do curso de Espanhol Básico foi muito bom, especialmente a metodologia utilizada pelas professoras, que tornou a aula dinâmica e bem interativa. E certamente os conteúdos serão bem absolvidos no decorrer do curso. O conhecimento da língua espanhola em sua forma de escrita e pronúncia desperta o interesse nesse aprendizado para um uso frequente e o conhecimento de novas culturas. E o mais importante é a interação de todos da turma, pois estamos em diálogo e aprendizagem, com pessoas de várias cidades do estado de Rondônia e de outras partes do Brasil”, diz o aluno de espanhol, Paulo André Almeida, morador de Guajará Mirim (RO).

Conforme Lucélia Ribeiro, de Porto Velho (RO) e aluna de inglês, “acredito que com esse curso adquirirei conhecimento em um novo idioma, com visão futura de novas oportunidades, tendo em vista que o referido idioma é essencial e mais usado na comunicação global”.

Estudando Inglês no Campus Guajará-Mirim e uma graduação no Campus Zona Norte, Cristiane Silva Almeida conta que suas expectativas quanto à aprendizagem de uma nova língua e ao curso são grandes, “já que o Instituto está nos concedendo essa oportunidade através da EaD e pelo curso que estou estudando, Gestão Comercial, o inglês é primordial. Sem contar que quero dar continuidade quando terminar o Inglês Básico”.

A aluna da língua Wari, Ângela Maria Estevam da Silva, explica que quando se escreveu para esse curso estava ansiosa, entretanto a aula presencial foi muito boa. “Em relação às aulas remotas, a priori fiquei com receio de não conseguir acompanhar. Tivemos nossa primeira aula, que foi ótima, e acredito que com esforços iremos conseguir”.

No caso dos cursos de Wari e Espanhol, há uma grande importância para a comunidade de Guajará-Mirim e região, devido ao forte vínculo com os povos indígenas e bolivianos, valorizando a cultura regional e das comunidades que estão localizadas na fronteira Brasil-Bolívia.