Observatório do IFRO testa questionários de coleta de dados em Guajará-Mirim

Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2016, 11h47 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 16h35 | Acessos: 2038

Observatório Regional do IFRO 3Uma equipe de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) esteve no Campus Guajará-Mirim, em maio, para articular ações com servidores da unidade e atores sociais da região, visando à capacitação da comissão local em análise SWOT e aplicação de pré-teste dos questionários do Projeto piloto Diagnóstico Regional Guajará-Mirim, que demarca o início das atividades do Observatório Regional do IFRO.

A coleta de dados será realizada por pesquisadores do IFRO e de instituições parceiras, sob a coordenação da equipe do Observatório Regional, projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), por meio da Diretoria de Planejamento (Dplan), com o objetivo de realizar estudos sobre o mundo do trabalho e sua interação com a Educação Profissional e Tecnológica.

Na visita técnica, a equipe se reuniu com o prefeito e vice-prefeito de Nova Mamoré e com associações representativas e outros Organizações da sociedade civil que atuam na região fronteiriça, como representantes da Pastoral do Migrante, do Consulado boliviano e da Associação dos Bolivianos em Guajará-Mirim.  “Essas visitas nos permitiram dimensionar as ações que os pesquisadores irão fazer durante o processo de coleta de dados, além de nos permitir ajustar alguns questionários”, explicou o diretor de planejamento, Leonardo Araújo.

Pré-teste

O pré-teste dos questionários da pesquisa foram aplicados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alkindar Brasil de Arouca com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Além disso, o pré-teste foi realizado com associações e empresas dos setores hoteleiro e de transportes (terrestre e aquaviário). “Consideramos que o trabalho foi muito produtivo, pois realizamos atividades além das que estavam previstas”, destacou a técnica em assuntos educacionais, Rosa Martins, acrescentando que as atividades desenvolvidas durante a visita “ [...] nos forneceram dados que agora nos ajudarão a delinear a pesquisa de forma mais contextualizada e já melhor divulgada entre a população local”.

Consulado

A equipe também visitou o Consulado da Bolívia em Guajará-Mirim. No encontro, o cônsul Haisen Ribera Leigne demonstrou interesse em mediar acordos em diferentes áreas que possam atender aos interesses dos brasileiros e dos bolivianos. O representante do país vizinho destacou a importância da pesquisa do IFRO como um estudo mais completo sobre as demandas para a região. “[...] teríamos que ver qual seria a contrapartida que poderíamos oferecer em relação ao tema educação, pois tem que haver alguns compromissos, algumas ações. Neste caso, podemos ver docentes nas áreas de formação em idiomas e seguramente temos que ver qual é o apoio que podemos dar, quais são os requisitos que vocês têm. É uma questão de ver qual é a necessidade e como nós podemos ajudar,”, ressaltou Leigne.

Visibilidade

Durante a visita, a equipe do IFRO foi convidada a conceder entrevista a uma rádio local para falar sobre o Projeto de Pesquisa Diagnóstico Regional Guajará-Mirim. “Isso foi muito importante para nós. Pudemos falar com a comunidade sobre a importância que esse trabalho tem para que o IFRO possa atender as demandas e contribuir efetivamente para o desenvolvimento dessa região de fronteira”, disse Araújo.

A próxima etapa prevista do Observatório é o lançamento de editais de seleção de servidores e alunos do IFRO e de instituições parceiras que farão parte das equipes para coleta de dados primários e secundários.  A coleta de dados primários será realizada nas áreas urbanas dos municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, distritos de Iata e Araras e na área urbana dos municípios de Guayaramerín e Riberalta.

• Observatório_Regional_do_IFRO_1
  • Observatório_Regional_do_IFRO_2