ENEM terá primeira prova no domingo, dia 3

Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 18h20 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 19h44 | Acessos: 1832

prova

Candidatos ao IFRO poderão usar notas do ENEM para acesso no próximo ano nos cursos de graduação

No próximo dia 3 novembro o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019 será realizado em todo o país com mais de cinco milhões de participantes inscritos. No IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) as notas do Exame são uma das opções para o ingresso nos cursos de graduação do próximo ano.

Conforme o Edital 61/2019/COPEX/IFRO que regula o Processo Seletivo 2020/1 do Instituto Federal de Rondônia, 70% das vagas serão ocupadas pelos candidados que optarem por concorrer com as notas ENEM de qualquer das edições dos anos de 2015 a 2019, sendo a comprovação necessária mediante apresentação de Boletim de Desempenho no ENEM no ato da matrícula.

Para quem optar por acesso por meio das notas do ENEM, as inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, até 16 de janeiro de 2020, ou até que o resultado individual do ENEM 2019 tenha sido publicado.

Já o candidato inscrito na edição do ENEM na condição de “treineiro”, cuja finalidade é de autoavaliação dos conhecimentos, não poderá utilizar seus resultados para participação nos processos de seleção do IFRO.

A outra forma de ingresso no IFRO é por meio do Exame Próprio de Seleção, constituído da análise do histórico escolar mais a nota de uma redação aplicada pelo IFRO. Sendo necessário o candidato seguir as orientações do edital do Processo Seletivo 2020/1.

ENEM

O primeiro dia do ENEM 2019 será no domingo, 3  novembro, com a aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Na próxima semana, dia 10, haverá aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. O exame é constituído de quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação em Língua Portuguesa.

Nacionalmente, o ENEM abre oportunidade de inscrição em programas de acesso à educação superior, programas de bolsa de estudos e/ou de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação.

Para fazer as provas, é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida. E, nos dois dias da prova, o estudante deve obrigatoriamente levar documentos originais oficiais com foto para identificação.

Entre os documentos aceitos estão o RG/Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997; Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445 de 24 de maio de 2017; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277 de 5 de fevereiro de 2018;  e) Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo Exame, além do local de prova, o estudante deve ter em mãos o Cartão de Confirmação, em que constam o número de inscrição; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; o tipo de atendimento específico e/ou especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados. As informações estão no Cartão de Confirmação da inscrição. O documento poderá ser acessado pela Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem para celular, disponível em lojas virtuais para sistema Android e IOS.

Para evitar atrasos, o Inep recomenda que os participantes conheçam com antecedência a rota que farão até chegar ao local das provas e que planeje qual o transporte utilizará para chegar dentro do horário estipulado.

Horário

Os portões abrirão ao meio-dia, horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13 horas. Lembrando que em Rondônia está a uma hora de diferença em relação ao fuso horário de Brasília.

IFRO

Duas unidades do IFRO serão locais de prova do ENEM 2019. O Campus Guajará-Mirim e o Campus Porto Velho Zona Norte, que ficarão com acesso exclusivo às equipes de aplicação do exame - e aos candidatos no período de aplicação das provas -, em ambos os finais de semanas: dias 02 e 03 e ainda nos dias 09 e 10 de novembro.

registrado em: ,