Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão é aberto no Campus Ji-Paraná  

Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 10h10 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 16h53 | Acessos: 359

Abertura Conpex 3O VII CONPEX/IFRO (Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) foi aberto nessa quarta-feira, 30, no Campus Ji-Paraná. Participam representantes de todas as onze unidades do IFRO, alcançando mais de 700 participantes, entre estudantes, servidores e comunidade externa.

Na palestra de abertura, Juliana Ribeiro de Alencar apresentou “O Profissional do Futuro”, mostrando as múltiplas e complexas relações entre a tecnologia e as inovações, na qual é necessário compreender o processo evolutivo dentro de sua carreira. “As tecnologias estão mudando essas carreiras. Temos que estar antenados ao tema, e não batermos de frente com as inovações. Os taxistas, por exemplo, protestaram, bateram de frente com a Uber, e não adiantou de nada. A Uber continou crescendo, progredindo, assim vai acontecer daqui por diante em várias outras carreiras. Cabe a nós ter a tecnologia como nossa aliada, porque se dominarmos o que está acontecendo de inovador na nossa área seremos o profissional do futuro e um profissional de destaque”.

A segunda palestra realizada na abertura foi sobre “Educação Profissional e Tecnológica na Perspectiva Inclusiva”, Rosane Bom Hüsken traz sua experiência no Departamento de Ações Inclusivas do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul). Segundo ela, no IFSul há políticas bem definidas em relação à inclusão, que abarcam pessoas com deficiências, diferenças étnicas, de gênero, socioeconômicas e culturais. “Hoje a inclusão é entendida de uma forma bem mais ampla, tem muito a ver com o conceito de cidadania, hoje entendido como um direito político, civil e social. E nesse entendimento temos a ideia e a evolução dessas políticas, oriundo desse movimento dos direitos humanos no país”.

Rosane ainda comenta ser o Brasil signatário das políticas internacionais que deram origem às atuais legislações nacionais desde a década de 90. “Temos que ter uma perspectiva de mudança no nosso olhar, na nossa escuta e no nosso afeto, e realmente na prática do dia a dia”, afirma ela mostrando o quanto todos somos diferentes.

IFRO

O CONPEX é um dos maiores eventos do IFRO, integrando ações institucionais de pesquisa, ensino, extensão e internacionalização. Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Gilmar Alves Lima Junior, o Instituto Federal preza pela formação integral e também contribuir com a comunidade do seu entorno. “O estudante tem toda parte de ensino, com as disciplinas, ementas e projeto do curso. Mas, além disso, o Instituto oferta a pesquisa e a extensão tecnológica. Na pesquisa aplicada, que é a busca de problemas da sociedade de onde estamos instalados, pela formação dos nossos profissionais, alinhado aos cursos que ofertamos, e ao aluno, podemos desenvolver diferentes projetos. Com metodologia definida, hipóteses, dentro do que é um projeto de pesquisa, mas para resolver aquele determinado problema, retornando para quem demandou e para a sociedade a resolução do problema”. 

Dessa forma, no desenvolvimento de projetos de pesquisa o estudante tem incorporado o aprendizado na sua formação integral, explica o Professor Gilmar. “A pesquisa, a pergunta, a dúvida, nascem desse problema. E ele tem na sua formação a prática de resolver problemas e leva isso para a vida. E na formação do profissional do futuro, o que o empreendedor ou o que as empresas precisam são desses resolvedores de problemas. É aquele egresso do IFRO que quando tem um problema no seu meio de atuação vai buscar resolver. Vai ter uma hipótese, desenvolver uma metodologia e vai ter resultado. Isso a curto, médio e longo prazo faz uma diferença enorme para manter no emprego ou para sua empresa crescer”. 

Esta edição tem como tema central as “Tecnologias e Ferramentas para as profissões do futuro”. O principal objetivo é aproveitar o evento para discussão de ideias, debater sobre as contribuições do IFRO para o desenvolvimento de Rondônia, além das trocas de experiências.

Para a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, as ações de extensão são fundamentais na formação do aluno. “A partir do momento que se une o conhecimento a ser construído da instituição na extensão e leva para a sociedade, a sociedade está sendo beneficiada. E consequentemente a instituição está colaborando para o desenvolvimento regional do Estado, do município, da localidade onde há instituição. Essa formação é essencial para o aluno. Ele aprende que pode contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e produtiva, a partir da formação que recebe. É um retorno que estamos dando à sociedade, fazendo com que seja beneficiada com o que produzimos aqui no Instituto, porque a sociedade contribui com a educação pública, gratuita e de qualidade”.

Diversos eventos compõem a programação do VII CONPEX, como a Mostra de Inovação, Feira de Empreendedorismo, Mostra de Extensão, Mostra Cultural, Seminário de Educação Inclusiva e Diversidade, Mostra de Práticas Exitosas no Ensino, apresentação de trabalhos científicos, entre outros.

Sobre as Mostras, Gilmar Alves relata que ocorrem através da exposição de banners, apresentação oral, experimentos e protótipos. “Nós temos uma avaliação, é um momento que eles têm um feedback daquilo que produziu, por profissionais pesquisadores. E também convidamos a sociedade como forma de divulgar, funcionando como uma vitrine de resultados e de entregas”.

No âmbito do ensino, o Pró-Reitor Edslei Rodrigues de Almeida expõe que a Proen/IFRO coordena o IV Seminário de Educação Inclusiva e Diversidade, cujo objetivo principal do evento é capacitar os/as participantes para atuação junto à política de inclusão educacional e social, bem como: discutir, analisar e integralizar as ações de combate à discriminação e preconceito, através do fortalecimento da atuação dos agentes educacionais.

No SEIND estão sendo apresentados os relatos orais dos trabalhos submetidos no projeto de inclusão. Temos ainda as Práticas Exitosas de Ensino referentes ao edital de ensino, em que os alunos apresentarão seus trabalhos na forma de banner”, explicou o Pró-Reitor.

  • Abertura_Conpex_1
  • Abertura_Conpex_11
  • Abertura_Conpex_12
  • Abertura_Conpex_13
  • Abertura_Conpex_14
  • Abertura_Conpex_15
  • Abertura_Conpex_16
  • Abertura_Conpex_17
  • Abertura_Conpex_18
  • Abertura_Conpex_19
  • Abertura_Conpex_2
  • Abertura_Conpex_3
  • Abertura_Conpex_4
  • Abertura_Conpex_5
  • Abertura_Conpex_6
  • Abertura_Conpex_7
  • Abertura_Conpex_8
  • Abertura_Conpex_9
  • Aprender_a_fazer_física_2_1
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
-->