Servidores do IFRO participam de capacitação em gestão e inovação

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 11h40 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 17h10 | Acessos: 1134

IFRO Capacitação 3

Entre os dias 5 e 9 de agosto, servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participaram do Curso em Gestão da Inovação, ministrado pela Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO-Austrália) e promovido pela SETEC/MEC, para 15 instituições da Rede Federal, selecionadas por meio de edital. O objetivo geral da capacitação é elaborar um Plano Estratégico de Inovação em cada instituição participante. O evento ocorreu na Universidade Corporativa Sebrae, em Brasília (DF).

Esta foi a terceira etapa da capacitação, da qual participaram presencialmente Sergio Francisco Loss Franzin (Diretor de Programas e Projetos de Extensão), Gilmar Alves Lima Júnior (Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação) e Márcio Rodrigues Miranda (Coordenador do NIT).  Também fazem parte do grupo Maria Goreth Araújo Reis (Pró-Reitora de Extensão) e Giselle Cavalcante Saldanha de Andrade (Diretora de Pesquisa). Desde a capacitação inicial com alinhamento da proposta até a entrega do produto final, o prazo é de dez meses, com previsão para conclusão em dezembro de 2019.

De acordo com Sergio Loss, a etapa do curso envolveu alguns estudos de caso sobre inovação e essencialmente duas atividades: apresentação do plano de inovação de cada Instituto Federal participante do curso e apresentação de um ensaio sobre gestão de mudanças nas respectivas instituições. Ao final, foi feito também um pitch (apresentação breve, de um minuto) para demonstração do viés de inovação de cada Instituto. Ocorreram muitos debates ao longo da etapa, com interação e feedback. “Estivemos em contato com profissionais de diversos Institutos Federais e cada grupo apresentou suas experiências e soluções para problemas comuns na Rede Federal de Educação Profissional. Conhecemos, por exemplo, o Portfólio de negócios e o sistema de parcerias do Instituto Federal do Rio Grande do Sul; discutimos as tecnologias de inovação para o café do Instituto Federal do Espírito Santo; apresentamos as competências em EaD do IFRO, etc. Portanto, o curso está sendo muito importante para o aprendizado de alternativas de desenvolvimento institucional”, comenta.

Segundo Gilmar Lima, o Plano Estratégico de Inovação elaborado para o IFRO deverá ser aplicado após a finalização do documento, entre os anos de 2020 e 2021 e, posteriormente, com a capacitação, novos planos podem ser elaborados para os períodos seguintes. “A ideia é colaborar com ações de pesquisa aplicada e empreendedorismo em andamento e novas propostas, todas inseridas no Plano Estratégico”, informa o gestor complementando: “Apenas 15 instituições dentre 41 foram selecionadas, a partir de uma inscrição e seleção de propostas submetidas. É um curso de alto impacto, com networking com uma grande e reconhecida instituição de pesquisa na Austrália, o que enriquece as discussões para novas e atuais proposições para a área específica”.

A próxima etapa será entre 4 e 6 de dezembro, em Brasília, com a apresentação do Plano Estratégico na forma de pitch, para um grupo de gestores e parceiros com experiência em gestão da inovação. “Os conhecimentos sobre gestão de mudanças serão aplicados continuamente, pois a todo o momento algumas mudanças são necessárias, desde a criação ou substituição de um processo setorial até toda uma conjuntura organizacional; os conhecimentos sobre inovação serão aplicados igualmente e permitirão um foco maior nas potencialidades, interesses, necessidades e capacidades do IFRO”, finaliza Sérgio.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/08-AGOSTO-2019/19-08-19/capacitação_

registrado em: ,