Semanas Pedagógicas do IFRO oferecem programação de metodologias de educação a distância

Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2020, 10h41 | Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 17h39 | Acessos: 1110

SemanaPedagogicaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) inicia as atividades referentes às semanas pedagógicas em todas as unidades da instituição. O objetivo dos campi é capacitar e investir na formação dos educadores. Nesta edição do evento, a programação está voltada à situação emergencial vivenciada, devido ao cenário de pandemia do novo coronavírus e à suspensão das atividades presenciais de ensino, e traz também participações de relevância no cenário nacional da educação. A realização da Semana Pedagógica ocorre entre os dias 28 de julho a 07 de agosto, período que antecede o retorno das atividades de ensino para os alunos.

Desde março de 2020, o IFRO suspendeu as atividades presencias de ensino, pesquisa, extensão e administrativas e tem investido em planejamento de metodologias de educação a distância. “Com o segundo semestre se iniciando, queremos proporcionar aos nossos servidores, técnicos e docentes, capacitações mais especificamente nestes temas (metodologias de educação a distância), buscando o planejamento e a consolidação de metodologias consistentes com a realidade do ensino não presencial que excepcionalmente estamos vivenciando”, afirmou o Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues de Almeida.

Ainda segundo ele, a programação apresentada pelos campi é diversificada e apresenta grandes nomes de estudiosos da educação no cenário regional e nacional, com expertise em metodologias de educação a distância. “Os campi contarão com oficinas de capacitação para o uso do diário de classe e do plano de ensino no Sistema de Gestão Acadêmica/SUAP, ministradas pelo professor do Campus Cacoal e Colaborador da PROEN na implantação do SUAP, Thiago José Sampaio Kaiser”, informou o Pró-Reitor.

Para a Diretora de Desenvolvimento de Ensino do IFRO, Elizangélica Fernandes da Silva, o principal objetivo das Semanas Pedagógicas é refletir e traçar estratégias para o ensino não presencial que está sendo desenvolvido no âmbito dos cursos. “A Educação sofreu uma mudança muito brusca nos últimos meses, o que fez com que tivéssemos que nos ajustar a uma nova realidade. Portanto, a Semana Pedagógica é o espaço para planejarmos nossas ações para o segundo semestre, além de refletirmos sobre a adoção de novas metodologias para desenvolver o ensino de forma não presencial, buscando novas estratégias que possam melhorar a qualidade do ensino ofertado pelo IFRO”, relatou a diretora.

Abertura da Semana no Campus Ariquemes

A semana pedagógica virtual em Ariquemes teve sua abertura oficial na última terça-feira (28), trazendo também para a discussão a temática sobre os desafios na educação, com a participação do Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite. Ele ainda salientou a importância do engajamento de todos, e de implementação de metodologias eficazes no processo de ensino-aprendizagem.

O Diretor-Geral do Campus Ariquemes, Ênio Gomes da Silva, reafirmou a importância da realização do evento neste momento de pandemia. “Trazer uma temática voltada a aperfeiçoar a equipe neste cenário é uma preocupação da gestão, que não mediu esforços para viabilizar, através do PDP, esta tão valiosa capacitação In company, que irá, por quase 15 dias, proporcionar aos nossos servidores um novo olhar neste momento do ´novo normal´”, explicou Ênio.

As atividades, segundo o Diretor de Ensino do Campus Ariquemes, Izaqueu Chaves de Oliveira, devem proporcionar um diferencial ao corpo docente da unidade com as temáticas que serão discutidas. ”O planejamento foi realizado a fim de fornecer subsídios metodológicos para que a docência transforme as experiências do primeiro semestre em ganhos significativos no segundo semestre”, afirmou.

Programação nas unidades

Os temas de todas as Semanas Pedagógicas do IFRO neste segundo semestre são voltados para a organização didática e de material para o ensino não presencial e também para agregar novas experiências de utilização das ferramentas usadas pelo IFRO. Além disso, os eventos buscam apresentar metodologias de avaliação e de ensino, com ênfase colaborativa, como orientação e planejamento individual para a oferta de ensino modular e planejamento colaborativo para projetos integradores. Confira a programação das Semanas Pedagógicas em cada unidade do IFRO:

Campus Porto Velho Calama

Campus Porto Velho Zona Norte