IFRO tem aprovação do Plano Anual de Auditoria Interna

Publicado: Terça, 14 de Janeiro de 2020, 11h41 | Última atualização em Terça, 14 de Janeiro de 2020, 11h42 | Acessos: 28152

Todos os anos, por meio de avaliações com base na avaliação de risco, a Auditoria Interna (Audint) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO) seleciona as áreas e os processos que serão auditados no ano posterior. Esse planejamento é chamado de Plano Anual de Auditoria Interna, ou PAINT. Segundo a IN SFC nº 09/2018, esse documento deve ser encaminhado à Controladoria-Geral da União (CGU) até o último dia útil de outubro para análise, e posteriormente segue para aprovação do Conselho Superior do IFRO.

Assim, e em cumprimento a todos os prazos estabelecidos, na última reunião do CONSUP, a Audint apresentou seu planejamento, com ações relativas ao ano de 2020 prevendo as seguintes ações: transparência nos relacionamentos com fundações de apoio para atendimento ao Acórdão TCU nº 1.178/2018; avaliação dos controles, verificação do cumprimento aos normativos relacionados à área e os aspectos relativos à eficiência, eficácia e economicidade da gestão, no que se refere ao processo de capacitação; e por último a verificação da legalidade e oportunidade das contratações e despesas realizadas por dispensa de licitação.

De acordo com a Auditora Interna, Adriana Garcia "[...] O planejamento das ações é uma etapa fundamental para o sucesso da auditoria, pois objetiva orientar o desenvolvimento das atividades para uma atuação seletiva em áreas relevantes da instituição, bem como contribuir para o alcance dos objetivos institucionais."

Segundo a Chefe da Auditoria Interna do IFRO, Gleiciane Xavier, “ [...] Mais uma vez, a Audint inicia o ano com novas auditorias planejadas objetivando agregar valor às ações institucionais, contribuir para o fortalecimento dos controles internos, de modo apresentar subsídios para o aperfeiçoamento das atividades de gestão.”