Aprovado o novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFRO

Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 09h30 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 14h29 | Acessos: 1764

pdticO IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) aprovou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC 2019-2022). O novo documento consta na Resolução 55 do Conselho Superior (CONSUP/IFRO), publicada no último dia 08 de novembro.

O PDTIC é o instrumento de planejamento das ações de TIC do Instituto Federal de Rondônia, que apoia todas as unidades, campi e reitoria, e tem como objetivo apresentar as diretrizes e estratégias para atendimento das necessidades dos processos de negócios institucionais entre os anos de 2019 e 2022. Sua construção se deu alinhada ao Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI/IFRO), que vigora entre anos de 2018 a 2022.

O PDI se desdobra em Perspectivas, Objetivos Estratégicos e Ações Setoriais que envolvem todos os atores que participam diretamente das atividades que buscam o alcance da missão institucional. O diferencial deste PDTIC é a inclusão da estratégia de Tecnologia da Informação e Comunicação, em que temas como infraestrutura, processos sistematizados e tecnologias adequadas de gerenciamento estão todos contemplados.

Além disso, a construção do PDTIC ocorreu de forma colaborativa, por uma comissão composta por membros de todas as unidades do IFRO atuantes nas áreas de Tecnologia, Planejamento e Administração. O documento está estruturado de forma que inicialmente é apresentado o panorama da TIC do IFRO, incluindo a análise do PDTIC anterior. Posteriormente, é apresentada a estratégia de TIC para a vigência definida. Finalizando com um capítulo que trata das ações e metas que serão realizadas, bem como os planos de apoio à sua execução. O plano foi aprovado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (COGTIC) e Conselho Superior do IFRO, respectivamente.

“Visto os desafios estratégicos planejados para os próximos anos do IFRO, a atuação da TIC possui papel fundamental no alcance dos objetivos propostos, pois deve oferecer suporte às ações institucionais através de soluções de TIC modernas e inovadoras. Um dos pontos de destaque deste documento é o plano de ações e metas. Nele, detalham-se as necessidades de TIC, que se desdobram em ações. E para cada ação proposta é estipulado uma meta e seu indicador servindo como referência para monitoramento e controle da atuação da TIC a nível institucional”, conclui Erlan.

Acesse o PDTIC neste LINK