Acadêmicos participam de intercâmbio na Colômbia e Argentina

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 15h07 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 15h19 | Acessos: 1120

IFRO Pipeex 2019

Cinco acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) estão participando de mobilidade estudantil internacional na Argentina e na Colômbia, através do Programa de Internacionalização da Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEEX). Os intercâmbios seguem até dezembro de 2019, nas cidades de La Plata e Palmira, período em que os universitários terão a oportunidade de aprimorar suas pesquisas, além de apreender novas metodologias, ter contato com diversos profissionais de áreas distintas compartilhando conhecimentos científicos e culturais, estudar um idioma diferente e construir amizades.

Desenvolvem pesquisas na Universidad Nacional de La Plata (Argentina) as acadêmicas do Curso de Engenharia Agronômica do Campus Colorado do Oeste, Andressa Maísa Uchoa Salas e Bárbara Laura Tavares.  Andressa tem como tema de pesquisa “Fitossanidade/fitopatologia - Uso de Crotalaria Spectabilis no controle de nematoides do gênero Meloidogyne em tomateiro". “Tenho certeza que o intercâmbio proporcionará novas experiências, devido à diversidade de culturas, e também pela qualidade dos equipamentos presentes no laboratório para a realização de pesquisas científicas. Quando se tem os materiais necessários para a realização das atividades há uma motivação maior para continuar com os trabalhos”, destaca a universitária.

Bárbara que pesquisa “Climatología y meteorología - Efeito da dinâmica de uso do solo nas condições climáticas regionais no estado de Rondônia" ressalta: “espero [...] aprender muito com a experiência de todos e concluir minha pesquisa com êxito, além de conhecer a história da construção e desenvolvimento da cidade La Plata, como também sentir saudade dessa experiência maravilhosa que estou tendo aqui na Argentina”.

Três acadêmicos desenvolvem pesquisas na Universidad Nacional de Colombia (Colômbia). Alice Bobika cursa Ciências Biológicas no Campus Ariquemes e tem como tema de pesquisa “Ácaros fitoseídeos/acarologia agrícola - Citricultura, cultivo ou plantação de frutas cítricas”. Ghabriely Xisto Ricardo, que estuda o curso superior de Zootecnia no Campus Colorado do Oeste, a princípio pesquisaria “Nutrição Animal - Utilização de óleos essenciais em concentrados para aves em substituição ao uso de antibióticos e análise de ovos e carne crua”, mas conta que o foco da pesquisa acabou mudando. “No início foi uma decepção, pois iria usar para meu TCC e a pesquisa que irei fazer agora não será possível. Porém, agora vejo diferente. Posso aprender muito com o desenvolvimento desta pesquisa com peixes. Espero que o desenvolvimento deste intercâmbio me traga muitas descobertas” diz acrescentando: “Talvez com o conhecimento que terei aqui possa ter um negócio voltado para a área de peixes”.

Henrique Pereira Guimarães cursa Engenharia Agronômica no Campus Colorado do Oeste e tem como tema de pesquisa “Identificação genética de bactérias diazotróficas associadas a gramíneas”. “A pesquisa está se encaminhado de acordo com o planejado, não teve mudança no que foi proposto, apenas algumas coisas foram acrescentadas, tenho expectativas que será finalizada de acordo com o planejamento.”, informa. O estudante espera que o intercâmbio “[...] traga muito conhecimento e cultura. É um desafio realizar uma pesquisa em outro país onde não temos domínio do idioma, e isso para mim está sendo uma grande experiência”.

Segundo a Assessora de Relações Internacionais do IFRO, Laura Borges Nogueira, a mobilidade acadêmica possibilita aos universitários o desenvolvimento e ampliação de habilidades e competências adquiridas no decorrer de suas graduações. "Os alunos estão altamente motivados para realizar as atividades de pesquisa, e o IFRO se orgulha de contribuir para a ampliação de conhecimento científico, linguístico e cultural desses alunos", comenta.

• IFRO_-_Pipeex_-_2019
  • Mobilidade_Estudantil_Internacional_-_Argentina