Escolas podem se inscrever no IV Concurso Entrenós de Expressão Literária do IFRO

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 12h20 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 12h22 | Acessos: 791

Até o dia 30 de setembro estão abertos os prazos para a submissão de projetos na IV Edição do Concurso Entrenós de Expressão Literária: Produção e Declamação de Poemas do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). A edição é aberta a todas as escolas, públicas e privadas, de Rondônia.

Conforme o edital da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/IFRO), cada campus ou escola que aderir deve selecionar os dez melhores textos de cada uma das três categorias (estudantes de nível médio, estudantes de nível superior, servidores/profissionais da educação) e enviar as fichas demonstrativas e textos selecionados ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., dentro do prazo de até 30 de setembro. Os servidores/profissionais da educação e estudantes interessados ainda podem procurar o Departamento de Extensão ou Direção-Geral/Direção Escolar para submeter seus textos. As unidades escolares ainda têm tempo de criar suas Comissões Locais de Seleção.

“Lembramos que são aceitos apenas poemas inéditos sobre qualquer tema, com pelo menos 14 versos. Os 40 melhores textos serão selecionados por uma Comissão Intermediária da Pró-Reitoria de Extensão. O limite nas seleções é de um texto por autor”, explica o Diretor de Programas e Projetos de Extensão, Sergio Francisco Loss Franzin.

Sobre a importância do Concurso, o docente afirma que “a poesia se traduz em encantamento, além de favorecer grandemente o aprendizado. Os participantes, por meio das oficinas ou experiências de produção, aprendem a desenvolver a linguagem em mais um gênero textual e aprimoram a leitura a escrita pelo envolvimento com a leitura, práticas e contato com outros autores (inclusive, seus colegas de estudos ou trabalho). Ler e escrever por meio da poesia é uma excelente estratégia de produção crítica e de exploração da criatividade”.

Os autores dos 40 melhores textos ficarão convocados, a partir da publicação dos resultados, para a declamação final, que ocorrerá no dia 30 de outubro de 2019, no período das 14 às 18 horas, durante o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRO (CONPEX), no Campus Ji-Paraná.

“Já temos dois prêmios confirmados até o momento. Entretanto, o grande ganho é o prazer pela participação, pois a poesia se traduz em encantamento, além de favorecer grandemente o aprendizado. Quem quiser e puder patrocinador o Concurso ainda pode aderir por meio do Edital 7/2019/IFRO. A oferta é de um prêmio com o valor mínimo de R$ 1 mil, na forma de materiais educativos e culturais ou serviços de impressão de livro. Até o momento já aderiram as Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) e a Lind’Água de Rondônia, que também colaboraram na edição de 2018. Esperamos contar com sua participação e nos colocamos à disposição para apoio”, conclui Loss.

O edital de participação de autores está disponível neste LINK, onde constam também os formulários editáveis.

Para acessar o edital de Doação e Patrocínio para a IV edição do Concurso Entrenós de Expressão Literária do IFRO clique AQUI.