Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO lança 26 cursos livres em plataforma digital

Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 16h44 | Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2019, 15h07 | Acessos: 5080

IFRO plataforma MOOC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), disponibiliza por meio da Plataforma Mooc 26 cursos livres, ofertados na modalidade EaD para a população em geral. O acesso aos cursos é aberto, gratuito, sem processo de seleção, sem pré-requisitos para participação e sem limites de participantes.

Para acessar os cursos é necessário realizar cadastro no seguinte link: https://mooc.ifro.edu.br/. Ao finalizar os cursos livres ofertados, o próprio sistema emitirá o atestado de horas para o aluno. “Qualquer pessoa pode participar independente de vínculo institucional com o IFRO”, destaca o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Adonias Soares da Silva Júnior.

Sobre a plataforma MOOC

MOOC é uma sigla em inglês que significa massive open online course. “É caracterizado por ser um tipo de curso aberto, ofertado em plataformas de ensino, com o objetivo de ampliar conhecimentos para um grande número de pessoas. Os cursos oferecidos no formato MOOC podem ser ou não certificados e geralmente não exigem pré-requisitos para a sua realização”, reforça Adonias. 

A plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pelo instituto TIM (TIM Tec) e adaptada pela equipe de TI do IFRO. “O MOOC visa proporcionar à comunidade do IFRO a criação de espaços de aprendizagem em rede para conectar pessoas e construir o conhecimento a partir dessas conexões”, afirma Adonias.

Nestes espaços de aprendizagem, pontua Adonias, o participante pode assistir vídeos, acessar materiais complementares, fazer anotações em um caderno virtual e colaborar interagindo com os demais participantes através dos fóruns. “O mediador pode acompanhar os avanços dos participantes e gerenciar o espaço de aprendizagem”, complementa.

Segundo Adonias, inicialmente a DEaD dará suporte aos estudantes por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. “A comissão instituída pela Portaria 365/REIT/CGAB/IFRO, de 28/02/2019, continuará trabalhando para o aperfeiçoamento e a expansão da ferramenta”, acrescenta.

Cursos ofertados

Os cursos disponíveis são os seguintes:

 1) Empreendedorismo 1: Empreender com propósito;

 2) Empreendedorismo 2: Como planejar seu negócio;

3) Empreendedorismo 3: Como evoluir seu negócio;

4) Introdução à programação em linguagem JAVA;

5) Produção de vídeos educacionais para Web;

6) Programação Android;

7) Programação de games;

8)Introdução à criação de sites;

9) Desenvolvimento de back-end;

10) HTML5 - Introdução ao front-end;

11) Desenho de jogos;

12) 7 Lições para a produção de textos;

 13) Introdução à linguagem de programação PHP;

14) Introdução à lógica de programação;

15) Introdução ao uso de banco de dados e SQL;

16) Publicação digital em dispositivos móveis;

17) Edição e tratamento de imagens;

18) Arquitetura da informação e projeto de sistemas;

19) JavaScript: conceitos e bibliotecas;

20) Design de interfaces com CSS3;

21) Desenvolvimento Web com AngularJS;

22) Desenvolvimento Web com Java e Apache Wicket;

23) UX e UI Design;

24) Desenvolvimento Web PHP;

25) MOOC e novas formas de aprendizagem;

26) Boas práticas em desenvolvimento de software.

Fim do conteúdo da página