Gestores apresentam potencialidades da EaD do IFRO para MEC

Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 11h30 | Última atualização em Segunda, 20 de Agosto de 2018, 11h41 | Acessos: 2111

Visita MEC 10

Gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) se reuniram na tarde de quinta-feira (16) para apresentar à Diretoria de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica – DAE, ligada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), as potencialidades da Educação a Distância (EaD) ofertada pela instituição.

Durante a reunião, foi realizada uma apresentação institucional do trabalho que o IFRO tem desenvolvido na área de Educação a Distância (EaD) para a Diretora Fernanda Marsaro dos Santos. Os dados foram repassados pelo Diretor-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte (local onde foi realizada a reunião e campus que comporta os estúdios de produção de conteúdo EaD), Miguel Zamberlan. “As possibilidades da atuação de Ead ofertada pelo IFRO tendem a ser muito amplas, uma vez que o Instituto recebeu autorização para oferta de cursos superiores e pós-graduação. E para essas ofertas temos buscado parcerias junto a outras instituições. Essas parcerias acabam atendendo às demandas por formação específica que são crescentes e auxiliam o IFRO a atingir um de seus objetivos que é formar profissionais nas áreas de maior necessidade de cada região do estado”, explicou.

De acordo com o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Adonias Soares da Silva Junior, durante o encontro foi feita uma proposta de parceria junto à Setec para oferta de cursos superiores no Estado de Rondônia. “Aproveitamos que a Diretora veio para outro evento em Rondônia e fizemos convite para apresentarmos a instituição e como ela atua no que se refere à EaD, falando sobre os cursos que ofertamos, mostrando a nossa estrutura relacionada à produção e transmissão de aulas/conteúdos”, disse acrescentando que durante a reunião alguns projetos em que o IFRO poderá tentar parceria, como por exemplo a formação e o acompanhamento de egressos do sistema prisional proposta pelo Ministério da Justiça, foram mencionados pela Diretora de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica.

Após a reunião, Fernanda Marsaro visitou os estúdios de produção EaD do Campus Porto Velho Zona Norte. “Fiquei bastante encantada em conhecer as instalações, especialmente os laboratórios de áudio e vídeo onde se produz objetos de aprendizagem, observando quanta seriedade tem os profissionais que estão à frente. O Instituto Federal de Rondônia está seguindo na direção do ensino do futuro e eu considero isso como extremamente relevante para a população do estado. A partir desse encontro eu pude conhecer o modelo que o IFRO agrega em todo o estado e a minha ideia é convidá-los para participar do nosso seminário que será realizado no âmbito da Setec, em parceria com outras instituições, para mostrar as experiências exitosas e entendo o Instituto Federal de Rondônia como uma experiência exitosa que precisa ser compartilhada com os demais institutos”, afirmou.

Segundo o Reitor Uberlando Tiburtino Leite, que se reuniu com Fernanda na manhã de sexta-feira (17), a reunião foi positiva para o Instituto Federal. “Apresentamos o Instituto, que hoje é referência na Rede Federal em termos de Educação a Distância, e esperamos que a partir do retorno dela para Brasília, recebamos convites e, principalmente, que a Setec e o Mec vejam o Instituto Federal com o potencial que nós temos, principalmente para educação a distância”, comentou.

• Reunião_Reitor_IFRO_e_MEC_1
  • Reunião_Reitor_IFRO_e_MEC_2