IFRO e INSS assinam protocolo de intenções para capacitação de 50 servidores

Parceria prevê vagas no MBA em Gestão de Instituições Públicas, sendo 45 destinadas a servidores do INSS em Rondônia
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram, nesta segunda-feira (19), um protocolo de intenções para a contratação da pós-graduação lato sensu MBA em Gestão de Instituições Públicas. A assinatura ocorreu na Reitoria do IFRO, em Porto Velho, durante visita institucional da Presidente do INSS, Ana Cristina Viana Silveira.
Pelo IFRO, participaram o Reitor Moisés José Rosa Souza, o Assessor Especial Davys Sleman e o Procurador Federal junto à instituição, Flávio Robson Almeida Barros. A comitiva do INSS contou com a Presidente Ana Cristina Viana Silveira; a Chefe de Gabinete da Presidência, Ana Márcia Fassbender; e representantes da Gerência de Porto Velho: Adriele Pascoal Costa Lima, Chefe de Benefícios; Mikaela Dieiniffer Pereira Rodrigues, Chefe do Setor de Administração de Informações do Segurado; e Matheus Torrente, Chefe da Seção de Comunicação.
A proposta prevê 50 vagas para servidores do INSS: 45 destinadas a Rondônia e outras cinco à região Norte-Centro-Oeste. Segundo a presidente, a capacitação busca contribuir para o atendimento aos segurados e para a gestão do órgão.
“Para atender melhor os nossos segurados, a gente precisa de servidores mais capacitados e isso passa por essa capacitação aqui no IFRO”, afirmou Ana Cristina. A presidente explicou que a agenda no Instituto Federal integrou uma visita a Rondônia para acompanhamento das agências do INSS.
O Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, destacou a importância do diálogo entre as instituições públicas. “Se trata de duas instituições públicas que precisam dialogar, portanto as parcerias são fundamentais, não apenas para o trabalho do INSS, como também do Instituto Federal de Rondônia”, declarou. Para ele, a cooperação entre os órgãos tem a população como principal beneficiária.
Gestão de aposentados e pensionistas
Durante o encontro, também foi abordado o retorno da gestão da folha de aposentados e pensionistas do IFRO à instituição. Conforme o reitor, esse público estava sob a gestão do INSS desde 2022 e retornou recentemente à responsabilidade do Instituto Federal.
“Os nossos servidores, aposentados e pensionistas estavam sob a guarda do INSS desde 2022. Recentemente conseguimos remigrá-los para a gestão do Instituto Federal de Rondônia”, explicou Moisés, que agradeceu a colaboração do INSS durante o processo.
Ana Cristina informou que o órgão homologou o retorno da gestão após solicitação do reitor. “Enquanto gestora, eu entendo que a gente tem que facilitar o trabalho de todos aqueles que são líderes e gestores dos órgãos públicos, que entregam política pública, e aqui no caso o IFRO, enquanto representante da Educação e o INSS da Previdência”, afirmou.
Crédito de imagens: Roneymar/INSS
Redes Sociais