Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Matemática do IFRO promove atividade prática em escola de Vilhena; inscrições para nova turma estão abertas

Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 13h46 | Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 13h46 | Acessos: 498

Vilhena Matemática 1A formação de professores de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, tem se consolidado por meio de experiências que integram teoria e prática ao longo de todo o curso. Um exemplo recente é o projeto de extensão “Concretizando Raízes: Aprendendo Equações do 2º Grau com Materiais Didáticos”, que promoveu, no dia 3 de dezembro, uma oficina com estudantes do 9º ano do Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo, no Laboratório de Matemática do campus.

Durante a oficina, os estudantes do 9º ano participaram de atividades de montagem dos termos da equação do 2º grau, exploração visual do discriminante e interpretação das raízes por meio de peças manipulativas. O Coordenador do projeto, Marcos Pinheiro Matos, avalia que o engajamento da turma demonstra o potencial das metodologias concretas para tornar conteúdos abstratos mais acessíveis.

A atividade foi planejada, organizada e executada pelos acadêmicos da Licenciatura em Matemática Ana Lúcia Braz Luiz de Oliveira, Vicente Paulino dos Santos Neto, Aguilemes de Aguiar Emilião, Kamila Gonçalves de Oliveira e Lídia Ravanna Chybiak Emilião, com apoio dos professores colaboradores Luiz Cláudio da Silva, Edilberto F. Syryczyk, José Inildo Alencar e Vera Lúcia Azevedo. Os licenciandos produziram materiais manipulativos em MDF e assumiram a mediação pedagógica durante a oficina.

Para o Professor Marcos, iniciativas como essa refletem a identidade do curso. “Os licenciandos demonstraram segurança conceitual e boa capacidade de mediação. Essas vivências dão sentido à formação, porque aproximam o futuro professor da realidade da escola”. Ele destaca que a combinação entre estudo teórico, produção de materiais e atuação com estudantes da educação básica fortalece a intencionalidade pedagógica e amplia a segurança profissional dos acadêmicos.

Integrante do projeto, a licencianda Ana Lúcia Braz Luiz de Oliveira, relata que a experiência contribuiu diretamente para sua formação. “Atividades como essa têm nos ajudado a compreender que o ensino de Matemática precisa estar mais relacionado com o concreto. Os alunos aprendem mais facilmente quando eles mesmos criam os mecanismos para se chegar ao resultado”. E também descreve como o contato com a escola e com os estudantes ampliou seu processo formativo: “tivemos a oportunidade de demonstrar aos alunos que existem outros caminhos para resolver equações, que facilitam e agilizam o processo. Essa conexão direta com a escola e com os alunos têm nos ajudado no nosso crescimento profissional, e isso tem sido uma experiência incrível”.

Além dos projetos de extensão, para os acadêmicos da Licenciatura em Matemática há oportunidade de participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que promove aproximação contínua com escolas públicas por meio de observação, planejamento e intervenções didáticas orientadas. O curso também conta com estágios supervisionados obrigatórios, possibilitando vivências progressivas de regência e acompanhamento escolar.

Em sua reflexão sobre o curso, Ana Lúcia destaca que a Licenciatura em Matemática tem ampliado suas perspectivas profissionais e acadêmicas. Para ela, a formação oferecida pelo IFRO abre caminhos concretos para quem deseja atuar na educação. “Esse curso é uma porta de oportunidades. Os professores são bem-preparados e têm uma grande bagagem prática, e isso faz diferença na nossa formação. O IFRO nos proporciona experiências reais, e quem escolhe esse curso terá sempre campo de atuação garantido”, afirmou.

 

Inscrições abertas na Licenciatura em Matemática

O IFRO Campus Vilhena está com inscrições abertas para a Licenciatura em Matemática. A formação integra teoria, pesquisa e prática pedagógica, incluindo participação em projetos de extensão, atividades no Pibid, estágios supervisionados e iniciativas como a oficina realizada pelo projeto “Concretizando Raízes”.

Interessados podem consultar o edital de seleção no portal institucional: https://tinyurl.com/IFRO-grad-2026

  • Vilhena-Matemática_1
  • Vilhena-Matemática_2
  • Vilhena-Matemática_3
  • Vilhena-Matemática_4
  • Vilhena-Matemática_5
  • Vilhena-Matemática_6
  • Vilhena-Matemática_7
 

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.