Licenciatura em Matemática do IFRO promove atividade prática em escola de Vilhena; inscrições para nova turma estão abertas
A formação de professores de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, tem se consolidado por meio de experiências que integram teoria e prática ao longo de todo o curso. Um exemplo recente é o projeto de extensão “Concretizando Raízes: Aprendendo Equações do 2º Grau com Materiais Didáticos”, que promoveu, no dia 3 de dezembro, uma oficina com estudantes do 9º ano do Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo, no Laboratório de Matemática do campus.
Durante a oficina, os estudantes do 9º ano participaram de atividades de montagem dos termos da equação do 2º grau, exploração visual do discriminante e interpretação das raízes por meio de peças manipulativas. O Coordenador do projeto, Marcos Pinheiro Matos, avalia que o engajamento da turma demonstra o potencial das metodologias concretas para tornar conteúdos abstratos mais acessíveis.
A atividade foi planejada, organizada e executada pelos acadêmicos da Licenciatura em Matemática Ana Lúcia Braz Luiz de Oliveira, Vicente Paulino dos Santos Neto, Aguilemes de Aguiar Emilião, Kamila Gonçalves de Oliveira e Lídia Ravanna Chybiak Emilião, com apoio dos professores colaboradores Luiz Cláudio da Silva, Edilberto F. Syryczyk, José Inildo Alencar e Vera Lúcia Azevedo. Os licenciandos produziram materiais manipulativos em MDF e assumiram a mediação pedagógica durante a oficina.
Para o Professor Marcos, iniciativas como essa refletem a identidade do curso. “Os licenciandos demonstraram segurança conceitual e boa capacidade de mediação. Essas vivências dão sentido à formação, porque aproximam o futuro professor da realidade da escola”. Ele destaca que a combinação entre estudo teórico, produção de materiais e atuação com estudantes da educação básica fortalece a intencionalidade pedagógica e amplia a segurança profissional dos acadêmicos.
Integrante do projeto, a licencianda Ana Lúcia Braz Luiz de Oliveira, relata que a experiência contribuiu diretamente para sua formação. “Atividades como essa têm nos ajudado a compreender que o ensino de Matemática precisa estar mais relacionado com o concreto. Os alunos aprendem mais facilmente quando eles mesmos criam os mecanismos para se chegar ao resultado”. E também descreve como o contato com a escola e com os estudantes ampliou seu processo formativo: “tivemos a oportunidade de demonstrar aos alunos que existem outros caminhos para resolver equações, que facilitam e agilizam o processo. Essa conexão direta com a escola e com os alunos têm nos ajudado no nosso crescimento profissional, e isso tem sido uma experiência incrível”.
Além dos projetos de extensão, para os acadêmicos da Licenciatura em Matemática há oportunidade de participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que promove aproximação contínua com escolas públicas por meio de observação, planejamento e intervenções didáticas orientadas. O curso também conta com estágios supervisionados obrigatórios, possibilitando vivências progressivas de regência e acompanhamento escolar.
Em sua reflexão sobre o curso, Ana Lúcia destaca que a Licenciatura em Matemática tem ampliado suas perspectivas profissionais e acadêmicas. Para ela, a formação oferecida pelo IFRO abre caminhos concretos para quem deseja atuar na educação. “Esse curso é uma porta de oportunidades. Os professores são bem-preparados e têm uma grande bagagem prática, e isso faz diferença na nossa formação. O IFRO nos proporciona experiências reais, e quem escolhe esse curso terá sempre campo de atuação garantido”, afirmou.
Inscrições abertas na Licenciatura em Matemática
O IFRO Campus Vilhena está com inscrições abertas para a Licenciatura em Matemática. A formação integra teoria, pesquisa e prática pedagógica, incluindo participação em projetos de extensão, atividades no Pibid, estágios supervisionados e iniciativas como a oficina realizada pelo projeto “Concretizando Raízes”.
Interessados podem consultar o edital de seleção no portal institucional: https://tinyurl.com/IFRO-grad-2026
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