Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO lança Programa Sempre Ativo com foco na preparação dos servidores para a aposentadoria

Publicado: Quarta, 05 de Novembro de 2025, 07h22 | Última atualização em Quarta, 05 de Novembro de 2025, 07h23 | Acessos: 311

Live Sempre AtivoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) lançou, no dia 29 de outubro, o Programa Sempre Ativo. A iniciativa é voltada a acolher, orientar e preparar os servidores para a aposentadoria de forma tranquila, consciente e estruturada. O evento on-line marcou também as comemorações pelo Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. O Sempre Ativo está amparado em três eixos: processual, atendimento psicossocial e educação financeira.

Fazendo referência ao reconhecimento e valorização dos servidores, a Diretora de Gestão de Pessoas (DGP), Cleonice Cabral, explicou que o programa “nasce com o objetivo de acolher, orientar e preparar nossos servidores para uma das etapas mais importantes da vida profissional: a aposentadoria”.

Ela destacou ainda que a proposta vai além dos trâmites legais e burocráticos. “O evento marcou o início de um espaço de diálogo e aprendizado, que busca ir além das questões burocráticas e legais relacionadas à aposentadoria. O Programa Sempre Ativo tem como proposta promover reflexões sobre o significado dessa nova fase, abordando aspectos previdenciários, psicológicos e financeiros, além de incentivar o planejamento, o equilíbrio e a valorização da trajetória de cada servidor”, disse Cleonice.

Conforme a Diretora, mais do que um momento de transição, o programa representa um gesto de reconhecimento e cuidado com quem dedicou anos de trabalho, comprometimento e paixão à construção da nossa instituição e ao desenvolvimento da sociedade rondoniense. Cleonice ainda observa que a partir do Sempre Ativo, faz-se um compromisso maior com as pessoas que fizeram e fazem parte da história do IFRO, fortalecendo laços, valorizando trajetórias e cuidando de cada servidor em todas as etapas da caminhada profissional.

O Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, agradeceu a quem cotidianamente busca o bem comum e a justiça social, a partir do trabalho realizado. Sobre o novo programa, enfatizou ser “um dia histórico para todos nós. É nosso objetivo institucional que o servidor não esteja ativo apenas no momento em que ele esteja colaborando no setor ou na sala de aula com a instituição. Nossa preocupação também e o nosso apreço aos servidores que tanto já colaboraram e agora estão em outro estágio da vida, que é a aposentadoria”. E reformou dizendo que “consideramos você, servidor, seja na ativa ou no estágio da aposentadoria, como um grande valor institucional”.

A Servidora da DGP, Gisselma Ferreira Reis, também apresentou o projeto “Jornada Completa: Reconhecimento aos Aposentados”, aprovado pelo Edital nº 167/2025/REIT-CGAB/IFRO. Integra as ações de promoção à saúde e qualidade de vida no trabalho e será um momento de encontro, acolhimento e troca. “Iremos organizar uma cerimônia solene de agradecimento e homenagem a todos os servidores que já se aposentaram”. Todos os 50 servidores aposentados e seus familiares serão convidados para confraternização com os colegas de trabalho e as lideranças institucionais.

Durante o lançamento, a programação incluiu a palestra “Reforma da Previdência: Aposentadoria e a Nova Realidade”, ministrada por Celso Colacci, que abordou as recentes mudanças nas regras previdenciárias. O Psicólogo Jacson Melo de Carvalho, da Reitoria, falou sobre os aspectos emocionais de preparação para a aposentadoria, e a planejadora financeira Rozangela Ferreira, do Campus Ariquemes, apresentou orientações práticas sobre organização financeira para essa fase da vida.

O evento contou ainda com depoimentos de servidores Gracilene Nunes da Silva (docente) e Heleno dos Santos Silva (técnico administrativo), mostrando as principais mudanças ocorridas a partir do momento em que se aposentaram.

Aos mais de 1.400 servidores ativos, além de terceirizados e estagiários, Cleonice Cabral deixou seu agradecimento: “aos que estão no dia a dia, fazendo a diferença, contribuindo cada um com a sua função, independentemente do cargo que exerce. Somos essenciais para o bom andamento das atividades do Instituto Federal. E deixo aqui o nosso agradecimento”.

E concluiu mostrando que o programa está alinhado ao compromisso do IFRO em valorizar seus profissionais. “Sabemos que a aposentadoria não representa um fim, e sim uma transição, um novo começo, cheio de possibilidades. Queremos que cada servidor do IFRO se sinta apoiado e preparado para viver esse momento com tranquilidade, segurança e, acima de tudo, com a consciência de que sua contribuição à instituição e à sociedade continuará viva”, declarou.

 

Fim do conteúdo da página