Projeto desenvolvido em parceria com o TCE e DPE vence Prêmio Innovatio 2025
O Projeto Central Única de Vagas em Creches Públicas e Fila de Espera conquistou o 1º lugar no Brasil no Prêmio Innovatio. A premiação reconhece e valoriza os projetos inovadores desenvolvidos no âmbito dos Tribunais de Contas brasileiros. No total, na edição deste ano, estavam inscritas 146 práticas.
A Central de Vagas nasceu da celebração de acordo de cooperação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO). O objetivo foi enfrentar a escassez de vagas em creches públicas e a falta de transparência na gestão das filas de espera. Fundamentado na Nota Técnica do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (GAEPE-RO nº 007/2021), o sistema adota critérios objetivos de priorização, com foco em famílias vulnerabilizadas, promovendo justiça e equidade no acesso à educação infantil.
O projeto é coordenado pelos Professores Clayton Ferraz Andrade e Jackson Henrique da Silva Bezerra e desenvolvido pelos alunos e egressos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Adrian Henrique Ferreira, Danilo Saiter da Silva, Rafael, Felipe Oliveira Aguiar e Wallyson Machado de Lima.
Foi desenvolvido um software, baseado em arquitetura moderna, com micro front-ends e APIs, e com dois módulos independentes: o Portal Público, voltado às famílias, que após o cadastro, podem acompanhar em tempo real a posição da criança na fila de espera; e o Dashboard Administrativo, destinado às secretarias municipais. Apresenta gestão padronizada e automatizada das filas de creche, com funcionalidades como cadastro completo das famílias que necessitam de vagas, agendamento de entrevistas, classificação automática de candidatos por ordem das prioridades estabelecidas na Nota Técnica GAEPE-RO nº 007/2021, e geração de relatórios detalhados para os municípios.
Para o Professor Jackson, o prêmio reflete o trabalho em equipe desenvolvido no campus “O prêmio é o reconhecimento do trabalho desta equipe nos últimos dois anos. O software, que já está disponível para os municípios, tem transformado o processo de acesso à creche no estado de Rondônia, tornando o acesso mais justo e beneficiando aqueles que mais precisam.” Ele destaca ainda que “esse tipo de projeto demonstra a enorme capacidade técnica dos discentes dos cursos superiores em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRO Campus Ji-Paraná no desenvolvimento de produtos a nível profissional que impactam, de verdade, a vida de milhares de cidadãos”.
Premiação
O Prêmio Innovatio é uma iniciativa, promovida pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), voltada a reconhecer e valorizar projetos inovadores desenvolvidos no âmbito dos Tribunais de Contas brasileiros. Entre 146 práticas inscritas por Tribunais de Contas de todo o país, o TCE rondoniense conquistou o 1º lugar no Brasil com o projeto desenvolvido pelo IFRO denominado “Central Única de Vagas em Creches Públicas e Fila de Espera”. O TCE recebeu ainda, menção honrosa com o programa “Cargo com Mérito: Transparência e Ética na Seleção Pública para Cargos Comissionados”.
O Presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, disse: “quero me congratular com todos os envolvidos nessa conquista que orgulha Rondônia e inspira o país. O sucesso da Central Única de Vagas é fruto de um trabalho coletivo, de mentes e corações comprometidos com a transformação social. Registro minha admiração e gratidão ao Conselheiro Paulo Curi Neto, cuja sensibilidade e liderança técnica foram essenciais para o amadurecimento do projeto, e à Defensora Pública Késia Abrantes, exemplo de dedicação e parceria institucional. Cada servidor, cada parceiro e cada cidadão que acreditou nesse propósito é parte viva dessa vitória”.
De acordo com a comissão avaliadora do prêmio, a prática rondoniense “enfrenta concretamente um problema público complexo que exige coordenação entre múltiplos atores e formulação de alternativas viáveis baseadas na realidade vivida”.
O resultado foi divulgado oficialmente por meio da Portaria Conjunta nº 03/2025 – IRB/ATRICON, de 30/10/25, e a entrega do prêmio acontecerá durante a solenidade de abertura do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em 3 de dezembro, em Florianópolis (SC). Para acessar a Portaria Conjunta com as iniciativas vencedoras, clique aqui.
Redes Sociais